terça-feira, 22 de abril de 2008

OS MAIOS NO CONCELHO DE FARO!


OS MAIOS NO CONCELHO DE FARO

MUSEU MUNICIPAL RECRIA A TRADIÇÃO NA CIDADE

O Museu Municipal de Faro promove o estudo, a preservação e a divulgação do Património Cultural concelhio e nesse sentido, desenvolveu um projecto de investigação sobre Os Maios no concelho de Faro.

Os Maios, bonecos de pano feitos artesanalmente e colocados à porta de casa, retratam aspectos do dia-a-dia, e são geralmente acompanhados de versos com crítica social e política.

Estudar, promover e valorizar o Património Cultural só faz sentido com as pessoas e para as pessoas. Com esta perspectiva de Património Vivido propõe-se divulgar este trabalho de proximidade com duas iniciativas descentralizadas, uma em Estoi e uma em Faro.

Para Estoi, em colaboração com a Junta de Freguesia de Estoi e com a Casa do Povo de Estoi, propõe-se a visita à exposição sobre A tradição e as origens dos Maios na Casa de Povo de Estoi até 31 de Abril e de 1 a 3 de Maio na “Feira do Mundo Rural”.

Em Faro convida-se a um passeio pelo Centro Histórico/ Baixa de Faro à descoberta de uma dezena de Maios que no dia 1 de Maio vão invadir esta zona da cidade. Desde a Pontinha, passando pelo Jardim Manuel Bivar, pelo Largo da Sé e finalizando no Largo Afonso III, onde as pessoas serão convidadas a “dialogar” com os diferentes personagens com que se cruzam.

A autarquia convida todos os interessados a participar nestas iniciativas.

Um comentário:

Marcelino Teles disse...

Uma tradição que se assemelha à tradição da minha terra: os Compadres. É a 1ª festa de carnaval na Madeira e e realiza-se na minha freguesia (Santana)onde estes bonecos Maios) também são construídos e pendurados pelos postes e arvores, depois se faz um julgamento popular.
http://berdades.blogspot.com/2008/01/festa-dos-compadres-em-imagens.html
aqui neste link o julgaemnto:
http://berdades.blogspot.com/2008/02/julgamento-dos-compadres-2008-parte-1.html