sábado, 12 de abril de 2008

UK: Escavações em Stonehenge



Escavações em Stonehenge

Pela primeira vez em 44 anos arqueólogos estudam as ruínas megalíticas.

Os arqueólogos recomeçaram hoje a fazer escavações nas ruínas megalíticas de Stonehenge, na Inglaterra, pela primeira vez desde há 44 anos.


Classificado património mundial da Unesco e velho de 5.000 anos, o alinhamento de pedras gigantes de Stonehenge continua a guardar os seus segredos. Os trabalhos agora começados têm por finalidade datar com precisão a idade do “Duplo Cerco das pedras azuis”, a primeira estrutura a ser erigida no local.

“As pedras azuis são a chave que vai permitir compreender a finalidade e o sentido de ser de Stonehenge”, explicou Simon Thurley, director-geral da d'English Heritage, a agência pública britânica encarregada da preservação do sítio arqueológico.

Geoffrey Wainwright, presidente da Sociedade dos Arqueólogos e um dos responsáveis pelas pesquisas, disse por seu lado que os trabalhos vão permitir “dizer não só quando, mas também porquê o primeiro monumento foi erigido”.

As últimas escavações foram realizadas em 1964. Mas até agora todos os trabalhados realizados em Stonehenge foram sempre de manutenção, e nunca com a finalidade específica da pesquisa histórica, disse o arqueólogo-chefe do English Heritage, David Miles.

“Muitos poucas pesquisas arqueológicas de qualidade foram alguma vez realizadas no sítio de Stonehenge”, acrescentou David Miles. A operação actual é “incrivelmente interessante” porque as “pessoas podem acreditar que sabemos muito sobre o local, mas há muitas coisas que não sabemos”, sublinhou.

Stonehenge é constituída por estruturas circulares concêntricas erigidas entre 3000 AC e 1600 AC. As pedras estão orientadas de acordo com o sentido do nascer e pôr do Sol mas os especialistas continuam a interrogar-se qual o objectivo deste alinhamento.

Alguns pensam que se trata de um templo, outros de um observatório pré-histórico. Outros ainda falam que pode ser um cemitério.

Nenhum comentário: