terça-feira, 15 de abril de 2008

Loulé assinala 25 de Abril


BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ ASSINALA 25 DE ABRIL COM RECITAL, ATELIER E CONFERÊNCIA

A Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, em Loulé, vai levar a cabo várias actividades que têm em vista assinalar mais um aniversário do 25 de Abril.

Assim, no próximo dia 24 de Abril, pelas 21h30, realiza-se o recital poético-musical “Palavras Interditas”, pelo Grupo Experiment’arte.

Este recital baseia-se numa selecção pessoal, onde os intervenientes tentam passar uma mensagem de intervenção social, falando, para isso, de amor, de hipocrisia, de esperança, de incompreensão, de sonho, de revolta, de lucidez, de desconcerto, de desassossego, do próprio papel da literatura….

A literatura emerge na sua dimensão de arte “engagé”, como compilação privilegiada, pelo verbo escrito, de múltiplas reivindicações, inquietações, crenças, comprometimentos e utopias, funcionando, lado a lado com o verso cantado, como fecundo instrumento de consciencialização social.

Os textos utilizados são de Afonso Dias, Alberto Pimenta, Álvaro de Campos/Fernando Pessoa, António Gedeão, Egito Gonçalves, Jorge de Sena, Jorge de Sousa Braga, José Afonso, José Carlos Ary dos Santos, José Gomes Ferreira, José Niza, José Régio, Manuel Alegre, Mário Henrique Leiria, Mendes de Carvalho, Natália Correia, Pedro Barroso, Rosalía de Castro, Ruy Belo, Sophia de Mello Breyner Andresen.

Já as músicas escolhidas para acompanhar esta noite são de: António Portugal, Carlos Paredes, Danças Ocultas, Fernando Lopes Graça, José Afonso, José Calvário, José Mário Branco, José Niza, Manuel Freire, Pedro Barroso, Rodrigo Leão, Verdi, Yann Tiersen.

Participam neste recital Sónia Pereira na declamação, Paulo Pires nos coros e acordeão/direcção musical, Ricardo Martins na voz solo e piano e Nuno Martins nos coros e guitarra acústica.

Nos dias 15, 17, 22 e 24 de Abril, os alunos dos jardins-de-infância e 1º ciclo podem participar no atelier de artes plásticas “Comemorar Abril”. Os participantes terão oportunidade de expressar a liberdade conquistada com a Revolução através das artes plásticas. É necessária marcação prévia.

Para o dia 30 de Abril, pelas 19h30, está marcada a Conferência 25 de Abril de 1974: A Revolução dos Cravos em Portugal e as reacções políticas na Alemanha e na NATO” (“25. April 1974: Die Nelkenrevolution in Portugal und die politischien reaktionen in Deutschland und der NATO”). Trata-se de uma conferência para falantes de lingual alemã, por Georg Cabral, para a qual é necessária marcação prévia.

Nenhum comentário: