segunda-feira, 28 de abril de 2008

Portimão continua...CAMPEONATO DO MUNDO DE F1


CAMPEONATO DO MUNDO DE F1

GRANDE PRÉMIO DE PORTUGAL / ALGARVE

3 e 4 de Maio – Zona Ribeirinha de Portimão

Pelo décimo ano consecutivo, Portimão recebe a mais prestigiada e emocionante competição Mundial do calendário da U.I.M. – União Internacional de Motonáutica. Nos dias 3 e 4 de Maio, o estuário do Rio Arade, dá as boas vindas a mais uma edição do Grande Prémio de Portugal / Algarve F1, num espectáculo de alta velocidade que promete agitar as águas algarvias.

Organizada pela Câmara Municipal de Portimão, com a coordenação da Expo Arade, e sob a égide da Federação Portuguesa de Motonáutica, a prova Rainha do desporto náutico, vai contar com a participação de 24 pilotos, de 13 nacionalidades, entre eles o actual Campeão do Mundo, o finlandês Sami Selio. Aliás, a grande surpresa da época passada, ao destronar Guido Cappellini, piloto italiano, com nove Títulos conquistados, e detentor de um vasto palmarés no nosso País, com sete vitórias, em nove dos G.P. realizados em Portugal.

A grande ausência na temporada de 2008 é o norte-americano, Scott Gillman. Quatro vezes Campeão do Mundo e principal opositor de Guido Cappellini, nas últimas edições do G.P de Portugal / Algarve, em que inclusive venceu a etapa do ano anterior, o piloto da Team Abu Dhabi retirou-se da competição e é agora o Director da Equipa, constituída pela dupla, Thani Al Qamzi e Ahmad Al Hameli.

O sueco Jonas Andersson, da F1 Team Sweden, chega a Portimão com o primeiro lugar da tabela classificativa, após a surpreendente vitória na etapa inaugural realizada em Doha (Qatar), onde Sami Selio e Guido Cappellini se classificaram em 4.º e 5.º lugares, respectivamente, prevendo-se uma luta aguerrida pelos lugares cimeiros.

A representação nacional estará a cargo de Duarte Benavente, da F1 Atlantic Team, o único piloto luso em prova, que desde 1999 tem tido uma presença assídua nos vários Campeonatos do Mundo, com a conquista de dois pódios e treze classificações entre os cinco primeiros lugares.

O Rádio Clube Português associa-se aos 10 anos do Grande Prémio Portugal como Rádio Oficial e, pela 1ª vez, a prova vai ser transmitida em directo para todo o país. No que diz respeito à televisão, o evento vai chegar a 46 países, com o público português a poder acompanhar as emoções fortes desta etapa do Mundial na RTP2.

A título de curiosidade, tal como sucede com os aviões, os conjuntos vão começar a estar equipados com uma caixa negra. O aparelho está a ser desenvolvido por uma empresa norte-americana e irá permitir registar toda a performance da embarcação, sendo que em caso de acidente recupera informação preciosa.

Seja pelo já longo historial de realizações deste evento em Portugal, considerado pelo conjunto das equipas como o melhor Grande Prémio do Mundo, seja pelas boas classificações obtidas desde sempre nos relatórios da U.I.M., esta competição é para a Federação Portuguesa de Motonáutica um motivo de grande orgulho, só possível com o patrocínio do Município de Portimão. Também de realçar, as boas condições naturais do Rio Arade e de todo o meio envolvente que têm contribuído para o sucesso desta importante prova internacional, que se espera ver repetido também este ano.

Programa

Sábado, 3 de Maio

10h00 – 11h00 Treinos Livres

12h00 – 12h45 Treinos Cronometrados (1ª sessão)

14h00 – 14h45 Treinos Cronometrados (2ª sessão)

15h00 – 15h30 6 mais rápidos

Domingo, 4 de Maio

11h30 – 12h15 Treinos Livres

13h45 Volta de Apresentação

14h00 – 14h45 Grande Prémio de Portugal/Algarve F1

15h00 Cerimónias de Pódio

Nenhum comentário: