quinta-feira, 3 de abril de 2008

Augusto Brázio ganha Prémio Fotojornalismo!


Fotografia:
Freelancer Augusto Brázio ganha o 8º. Prémio Fotojornalismo Visão/BES!

O fotógrafo, freelancer, é autor da imagem de uma mulher de 19 anos cujo terceiro filho acabava de nascer em casa quando foi assistida pelo INEM.

De entre 227 fotógrafos, com 6848 fotografias, a mesma fotografia vence também na categoria Notícias.

Este ano, são atribuídas três menções honrosas nesta categoria, a Hernâni Pereira do Diário de Notícias, Mário Proença da World Picture News e Pedro Correia do Jornal de Notícias.

Nesta oitava edição, a Reportagem desdobrou-se pela primeira vez em duas categorias. Para a primeira, o prémio Reportagem do Quotidiano vai para as fotografias de Rodrigo Cabrita, do Diário de Notícias, tiradas entre a Comunidade Vida e Paz, instituição que tira da rua os sem-abrigo para lhes dar formação profissional. João Carvalho Pina da Kameraphoto e Paulo Duarte da Agência ½ de Formato recebem menções honrosas.

Por sua vez, na Reportagem Noticiosa o premiado é João Carvalho Pina, Kameraphoto, autor de uma reportagem fotográfica com soldados norte-americanos durante operações militares na província de Paktya, no Este do Afeganistão. O freelancer Gonçalo Lobo Pinheiro obteve a menção honrosa nesta categoria.

O prémio Vida Quotidiana vai para Bruno Simões Castanheira, Jornal de Notícias, com a foto de uma iniciativa para ajudar as crianças a perderem o medo de ir ao médico no Hospital Dona Estefânia. As menções honrosas cabem aos freelancer, Artur Vaz Oliveira e Paulo Maria.

O galardão Retrato é entregue a Vasco Neves, do Diário de Notícias, com uma fotografia do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, quando o Palácio de Belém abriu as portas ao público. Daniel Rocha e Enric Vives-Rubio, ambos do Público, são distinguidos com menções honrosas.

Nacho Doce da agência Reuters vence a categoria Espectáculo com a imagem de um ensaio para o espectáculo de dança “Dido e Aeneas”. As menções honrosas cabem a Ângela Mendes Ferreira e Filipe Paiva, ambos freelancer.

Na categoria Desporto, o vencedor é Nicolas Asfouri, da agência France Presse com uma fotografia da Red Bull Air Race no Porto. António Pedro Santos do Sol e Luís Efigénio, freelancer, recebem menções honrosas.

Por fim, o Prémio Natureza cabe a Eduardo Barrento, freelancer, com um retrato nocturno de uma família de mochos escondidos numa árvore. As menções honrosas vão para Alfredo Cunha, Jornal de Notícias, e José Luís Pereira Jorge, freelancer.

Os vencedores das categorias recebem 2.500 euros cada, enquanto o Grande Prémio é distinguido com 15.000 euros, valor pecuniário superior ao do World Press Photo. Este ano, o grande vencedor recebe ainda um objecto único desenhado pela artista plástica Susana Guardado.
Os outros premiados recebem troféus concebidos pelo joalheiro Pedro Cruz e pela designer Rita Filipe.

Nenhum comentário: