domingo, 20 de abril de 2008

Heli da FAP avaria durante regaste!!



Helicóptero avaria durante operação de resgate ...

Um helicóptero da Força Aérea avariou, sexta-feira, a 400 milhas da Ilha das Flores, quando se preparava para resgatar um passageiro de um navio com sintomas de AVC. Ente os 12 helicópteros comprados em 2005, apenas cinco estão operacionais.

Um helicóptero Marlin da Força Aérea Portuguesa avariou, sexta-feira, a 400 milhas da Ilha das Flores, dos Açores, quando se preparava para resgatar um passageiro de um navio com sintomas de Acidente Vascular Cerebral (AVC)
.A missão de resgate acabou por ser realizada por um outro aparelho da Força Aérea, enquanto o helicóptero avariado conseguiu chegar à base na Ilha das Flores, apesar de estar inoperacional.
Contactado pela TSF este domingo, o porta-voz da Força Aérea Portuguesa confirmou que o helicóptero avariado faz parte de uma frota de 12 HE101 Merlin, comprados em 2005 e que têm apresentado alguns problemas técnicos.As falhas noutros aparelhos da frota estiveram na origem de dois incidentes ocorridos no ano passado, um deles envolvendo cinco feridos.
O tenente-coronel António Seabra admitiu que entre os 12 aparelhos, apenas cinco estão actualmente operacionais, apesar de estarem a voar com peças retiradas dos restantes.
Na origem desta situação, explicou o porta-voz da Força Aérea Portuguesa, está o facto de o Estado ter gasto 450 milhões de euros na compra dos doze aparelhos, mas não ter celebrado um contracto para a manutenção dos mesmos.Entretanto, o gabinete do ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, disse à TSF que os contratos de manutenção a longo prazo dos helicópteros Merlin estão em fase final de negociação.

Nenhum comentário: