sábado, 19 de abril de 2008

Nova biografia revela que Humberto Delgado foi espancado até à morte...


Livros:

Nova biografia revela que Humberto Delgado foi espancado até à morte!

Humberto Delgado foi espancado até à morte e não morto a tiro como se tem sustentado até agora, defende Frederico Delgado Rosa na primeira biografia do general, que será lançada a 7 de Maio na Assembleia da República

Humberto Delgado - Biografia do General Sem Medo é o título do livro, um trabalho de sete anos de Frederico Delgado Rosa, neto do general. «A maneira como foi assassinado não fui eu que a inventei», afirmou à Lusa o autor, que disse basear-se na autópsia feita pelas autoridades franquistas apontando «sucessivas contusões cranianas» como a causa da morte de Humberto Delgado.

A morte do general que desafiou Salazar ao garantir que o demitiria da chefia do Governo caso fose eleito nas presidenciais de 1958 ocorreu a 13 de Fevereiro de 1963 perto da localidade espanhola de Villanueva del Fresno.

Segundo o autor, a ideia de que Delgado foi morto a tiro pela PIDE «foi uma mentira conveniente que permitiu ilibar muita gente». Depois do 25 de Abril, a justiça portuguesa começou a trabalhar no caso sem ter acesso ao processo espanhol, apontou Frederico Delgado.

«O processo criminal ficou viciado à partida e quando chegaram tardiamente elementos do processo espanhol já estava construído um dogma em relação ao 'como' do crime», disse o investigador, acrescentando que para isso contribuiram depoimentos dos próprios elementos da PIDE que foram detidos.

A versão de que Humberto Delgado fora morto a tiro - «um tiro é rápido e repentino» - permitiu que Casimiro Monteiro fosse o único elemento da brigada da PIDE envolvida neste caso a ser condenado, à revelia, e todos os outros ilibados (incluindo o chefe da brigada Rosa Casaco), acrescentou.

Esta é uma das revelações desta obra, que vai da infância de Humberto Delgado no Ribatejo à cilada de Badajoz. O livro, editado pela Esfera dos Livros, tem mais de 1300 páginas. Frederico Delgado Rosa, filho de Iva Delgado, nasceu em Lisboa em 1969. É doutorado em Etnologia e nos últimos anos tem-se dedicado à investigação da carreira militar e política do avô.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quer seja verdadeira ou não esta nova versão da morte de Humberto Delgado, uma coisa é garantida: ainda há muito para destapar e para descobrir acerca do período do Estado Novo... e uma das coisas que "dá que pensar" é a forma como se procedeu à transição do Estado Novo para a Terceira República... perguntamos: será que há assim tantas diferenças como aquelas que costumamos pintar? Talvez fosse um bom assunto de reflexão...