quarta-feira, 16 de abril de 2008

Gás mais barato!



DECO satisfeita com gás mais barato
A Associação de Defesa do Consumidor (DECO) congratulou-se hoje com redução dos preços do gás natural, que vão baixar globalmente 1,5 por cento a partir de Julho, e defendeu a uniformização das tarifas em todo o país.

Em declarações à agência Lusa, o secretário-geral da DECO, Jorge Morgado, manifestou-se satisfeito com a proposta de descida de preços anunciada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), divulgada na terça-feira.

Os preços do gás natural vão baixar globalmente 1,5 por cento a partir de 1 de Julho, sendo a redução maior, em 5,2 por cento, para os consumidores industriais, seguida pelos domésticos com uma baixa de preços de 2,8 por cento.

Os grandes consumidores, com consumos superiores a 2 milhões de metros cúbicos de gás natural, vão sofrer um aumento de 0,5 por cento.

"Ainda não tivemos tempo de analisar a proposta completa, mas estamos a falar de um serviço público essencial, e este princípio afecta positivamente cerca de um milhão de consumidores domésticos", comentou Jorge Morgado.

Relativamente à convergência regional das tarifas de gás, "esperamos que num curto médio espaço de tempo haja uma uniformização de tarifários em todo o país, como aliás já aconteceu com a electricidade há uns anos atrás", disse o secretário-geral da DECO.

"Visto que nos últimos tempos tudo aumentou no país, esta redução de preços, mesmo ainda não sendo uniformizada, é uma boa notícia sem dúvida para todos os portugueses", concluiu Jorge Morgado.

Nenhum comentário: