segunda-feira, 7 de abril de 2008

Avionetas contra as aves nos Salgados


Avionetas contra as aves nos Salgados



A passagem de avionetas de publicidade sobre a Lagoa

dos Salgados preocupa a Sociedade Portuguesa para o

Estudo das Aves (SPEA), que enviou uma carta à

Câmara de Portimão.

Autarquia diz que pouco pode fazer...

A Lagoa dos Salgados, próximo de Pêra (concelho de Silves), é um imenso paraíso de água doce para inúmeras espécies de aves aquáticas e constitui também um laboratório “vivo” para os estudiosos, que das margens, munidos de binóculos, telescópios e máquinas fotográficas, observam os hábitos dos pássaros.

Além da salinização a que de tempos a tempos é sujeita e da seca, o imenso reservatório de água alimentado em grande parte pelas ETAR vizinhas está a sofrer uma ameaça que vem do ar: as avionetas que levam mensagens aos muitos veraneantes da zona, nas praias situadas entre Armação de Pêra e Albufeira.

Com publicidade nas faixas que só é possível ler num dos sentidos – normalmente de oeste para leste sobre o mar -, as máquinas voadoras fazem depois a “volta” pelo lado de terra e, no caminho, passam pela Lagoa, espantando as aves, que – pelo menos algumas delas, como os colhereiros e os flamingos - acabam por abandonar o local.

O problema é explicado numa carta que a SPEA enviou já no início deste mês à câmara de Portimão, pedindo-lhe que avise os pilotos que saem do aeródromo municipal para que alterem as rotas terrestres das aeronaves.

“Temos constatado que nos últimos dois anos as avionetas com fins publicitários efectuam trajectórias que passam por cima da Lagoa dos Salgados, o que provoca uma grande perturbação na avifauna”, lamenta a coordenadora de actividades e educação ambiental da SPEA, Alexandra Lopes, que assina a missiva dirigida directamente ao presidente do município, Manuel da Luz.

Além do perigo de abandono do local por parte dos mais sensíveis colhereiros e flamingos, a SPEA garante que outras espécies como a garça-vermelha, o garçote e a andorinha-do-mar-anã, que nidificam mais tarde do que a maioria das aves, têm grande dificuldade em lidar com o ruído provocado pelos motores.

Perigo para os próprios pilotos

Como alternativa aos Salgados, a Sociedade sugere que a rota das avionetas, seja deslocada mais para sul, por cima da Praia Grande, onde se concentram mais pessoas, que são afinal - constata a SPEA não resistindo a uma pontinha de ironia – a quem “as mensagens das avionetas se destinam”.

Para enquadrar o pedido, a SPEA explica que a Lagoa dos Salgados é uma das 90 Áreas Importantes para as Aves (IBAs, do inglês Important Bird Areas) existentes em Portugal, seleccionadas cientificamente a nível internacional como os sítios mais representativos para a protecção das aves em todo o mundo, que são monitorizadas por cientistas e entusiastas da avifauna.

A resposta da CM de Portimão não se fez esperar: fonte do gabinete do presidente da autarquia garantiu que o aeródromo municipal, a dezenas de quilómetros dos Salgados, pouco pode fazer – já que não gere o espaço aéreo, o que compete ao INAC (Instituto Nacional da Aviação Civil -, mas tratando-se de avionetas de baixa altitude enviou a cada uma das empresas que operam com publicidade aérea uma cópia da carta da SPEA.

“Ficámos sensibilizados com o pedido da SPEA e não quisemos que o pedido caísse em saco roto, pelo que colocámos o problema a quem pode verdadeiramente mudar essas rotas de baixa altitude”, acrescentou a mesma fonte.

Esperam assim o município e os observadores e estudiosos de aves que as rotas sejam alteradas, até porque, disse um ambientalista da Almargem, a passagem sobre aquele habitat aquático, pode pôr em risco a vida dos ocupantes dos aparelhos, se houver colisão com uma ave em debandada.


João Prudêncio

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá boa noite.
Gostaria de saber como posso fazer para encontrar uma empresa, ou algo assim, para pedir que um aviao passe com uma faixa com uma mensagem...

Obrigada.

Gostaria qe me respondessem para: missycc_gf@hotmail.com