sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Loulé: Dia Mundial do Turismo

DIA MUNDIAL DO TURISMO ASSINALADO EM LOULÉ

A 27 de Setembro, a cidade de Loulé vai ser o palco principal das comemorações do Dia Mundial do Turismo naquele que é considerado como um dos municípios do país onde as actividades turísticas têm maior relevância. Os mercados temáticos, a animação musical e o património são as principais acções previstas.

É no Largo da Igreja Matriz, coração da zona histórica de Loulé, que decorrerão todas as actividades. O programa arranca pelas 11:00, com a abertura do primeiro “Mercadinho de Loulé” do ciclo de Outono que terá neste dia bancas com Artesanato e também Flores, Plantas e Ervas Aromáticas. Os visitantes, sobretudo os turistas nacionais e estrangeiros, terão a oportunidade de apreciar e adquirir peças únicas concebidas por artesãos do Concelho, mas também muitos produtos como as ervas aromáticas da Serra do Caldeirão.

Para dar as boas-vindas aos turistas, o Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Sebastião vai levar a sua música e todas as tradições do folclore algarvio ao Largo da Matriz, com uma actuação que tem início a partir das 11:00.

Às 11h30, decorre uma visita guiada pelo Centro Histórico, com passagem por pontos de interesse histórico e patrimonial como o Mercado Municipal, o Convento do Espírito Santo, a Ermida da Nossa Senhora da Conceição, o Castelo, a Casa das Bicas ou o Museu Municipal e Pólo Museológico dos Frutos Secos. Esta actividade, que também se realiza às 15h30, vai contar com a participação de técnicos que farão o acompanhamento e explicação sobre a história de cada monumento.

À tarde, o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão vem da Cortelha para uma actuação que começa às 15:00. Este rancho vai apresentar um espectáculo onde não faltará o corridinho, expressão máxima do folclore algarvio.

Depois de mais uma visita guiada pelos locais de interesse turístico do centro histórico da cidade, as comemorações do Dia Mundial do Turismo terminam pelas 17:00, com o encerramento do “Mercadinho de Loulé”.

Paralelamente a este programa de animação, os Postos de Turismo da RTA em Loulé e Quarteira vão estar abertos durante todo o dia, com provas de licores e oferta de bolos regionais aos turistas. Na Cerca do Convento vai estar um stand promocional do Concelho onde o visitante poderá adquirir material informativo sobre o Município e sobre as actividades deste dia.

Refira-se que esta data tem especial significado para o Concelho de Loulé uma vez que o turismo tem um grande peso na economia municipal. É aqui que se encontram alguns dos mais importantes empreendimentos de luxo da Europa, praias distinguidas com a Bandeira Azul, os mais prestigiados campos de golfe e uma animação diversificada. Por outro lado, nos últimos anos, a cidade de Loulé e o interior do Concelho têm conquistado um papel importante como alternativa ao tradicional “turismo de sol e praia” em virtude de todas as suas potencialidades que passam pela riqueza do património histórico e ambiental, tradições ancestrais, gastronomia e sobretudo pela hospitalidade das suas gentes.



Nenhum comentário: