segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Dia da Cidade de Faro

DIA DE CIDADE DE FARO

SESSÃO SOLENE ASSINALADA COM ASSINATURA DE PROTOCOLOS E ATRIBUIÇÃO DE MEDALHAS

Comemorou-se, no passado dia 7 de Setembro, o Dia da Cidade de Faro, assinalado com a habitual sessão solene, que teve início pelas 09:30 no Salão Nobre da Câmara Municipal de Faro. Durante a cerimónia procedeu-se à assinatura de Protocolos entre o Município de Faro e a Associação Portuguesa de Mulheres Empresárias e entre o Teatro Municipal de Faro e a Universidade do Algarve e a ANA- Aeroportos de Portugal.

Como é habitual, a Câmara Municipal aproveitou a oportunidade para distinguir publicamente algumas entidades e munícipes farenses através da atribuição de medalhas. Este ano, foram distinguidos, com a Medalha de Valor Desportivo, Grau Ouro: Mário José da Encarnação; com a Medalha de Mérito, Grau Ouro: o Restaurante “Roque”, a Associação de Atletismo do Algarve, a Casa do Povo de Conceição de Faro, o Colégio Algarve e Junta Diocesana de Faro – Protecção à Rapariga; com a Medalha de Ouro da Cidade: Joaquim Cabrita Neto, presidente da AIHSA e Governador Civil do Distrito de Faro entre 1985 e 1995, Metalofarense S.A., uma das mais importantes empresas do Município que este ano completa 50 anos de actividade, e Aníbal Sousa Guerreiro, empresário e destacado benemérito farense.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara, José Apolinário, sublinhou a importância em valorizar o que Faro tem: as pessoas, as empresas, as instituições, os clubes e associações no desporto, na cultura, na área social e de intervenção cívica. Um município que aposta na educação, em parceria com as juntas de freguesia, agrupamentos, docentes, pais, encarregados de educação e pessoal não docente. Um município que se empenha em dar voz aos mais jovens, por exemplo através do projecto “Cidades Criativas”. O autarca salientou o papel da Universidade do Algarve, um motor essencial ao desenvolvimento e progresso da Região e reconheceu a decisão política do Governo e do primeiro-ministro de sediar neste estabelecimento um novo curso de Medicina.

Referiu ainda o empreendedorismo em Faro, assinalando a dinâmica do tecido empresarial e das empresas sedeadas no Município. “É neste espírito aberto, com projecto e com estratégia para o futuro, que o Município de Faro se encontrará ao longo de 2009 no Ano Europeu da Criatividade e Inovação. Precisamos, todos, de promover relações mais estreitas entre as artes, o mundo empresarial, as escolas e as universidades, desenvolver a criatividade e dar voz à inovação dos mais jovens, desenvolver em Faro o conceito de Tríade do Conhecimento”, Educação, Investigação e Inovação”, salientou o autarca.

Destacou ainda as políticas sociais, sendo Faro um dos municípios do País com mais projectos de novos equipamentos inseridos no Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais.

Reforçar a capitalidade de Faro na Cultura é outra prioridade, com a programação do Teatro Municipal, sala de maior qualidade a Sul do País. Nos próximos dias, o Município acolherá a rodagem de um filme de ficção nacional, pela mão do produtor de cinema Alexandre Valente, e que revalorizará o Teatro Lethes no panorama cultural de Faro e do país. Lutar pelo Museu de Arte Contemporânea na antiga Fábrica da Cerveja é outro objectivo, estando já em apreciação o projecto de arquitectura. Em Outubro avançar-se-á com a criação da Associação de Amigos Pró-Museu de Arte Contemporânea.

Faro assume-se ainda como Capital no desporto, sendo o município com mais atletas, mais clubes e mais equipamentos desportivos. A abertura da Pista de Atletismo após 42 anos de sonho marcou uma nova fase para o desporto e para o atletismo em Faro.

Segundo José Apolinário, “Faro é uma capital com futuro”, e é objectivo afirmar este Município como capital de conhecimento, de saúde e de inovação. “Lutemos por Faro como cidade das artes e da criatividade, lutemos por um projecto e uma estratégia de futuro com mais qualidade de vida”.




Nenhum comentário: