segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Castro Marim vai recriar uma desfolhada

Desfolhada em Almada D’Ouro na Freguesia do Azinhal

Numa organização da Casa do Povo do Azinhal, o Rancho Folclórico daquela agremiação cultural do concelho de Castro Marim vai recriar uma desfolhada, no dia 14 de Setembro, em Almada D’Ouro, pelas 20.30 horas.

A desfolhada cuja origem se perde nas lides agrícolas, consiste em retirar a espiga (ou maçaroca do milho) da planta. Assim, à medida que se desfolha amontoam-se as espigas em cestos de cana que depois de cheios, são despejados em canastras.

Os jovens participavam entusiasmados nas desfolhadas, também conhecidas como descamisadas, sempre na esperança de encontrar milho – rei ou rainha- espiga vermelha – para poderem dar um beijo ou um abraço à namorada (quando a pessoa que desfolhava encontrava a espiga, tinha de dar um abraço a todos os participantes).

De referir ainda, que as desfolhadas aconteciam nas eiras onde grupos de mulheres e homens se disponham em círculo, sentados no chão para tirar o milho.

Tal como no tempo dos nossos avôs, o Rancho Folclórico do Azinhal, já no segundo domingo de Setembro, na eira do Ti Baltazar, ao pôr do Sol no firmamento, vai organizar uma desfolhada, na qual participam 52 elementos, entre mulheres e homens. A maior curiosidade para além do baile de concertina, é de facto, saber a quem vai tocar o rei (milho vermelho), pois terá de beijar todos os participantes na desfolhada.

É com particular entusiasmo que a CM de Castro Marim se associa a esta iniciativa da Casa do Povo do Azinhal, que visa recuperar as memórias e as tradições das gentes da nossa terra.



Nenhum comentário: