segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Faro, viver a ria: Concurso fotográfico


1º CONCURSO DE ARTE FOTOGRÁFICA DO MUNICÍPIO DE FARO – Faro, viver a ria

O Município de Faro, consciente das potencialidades que a Ria Formosa encerra em si, resolveu chamar as atenções dos portugueses e dos seus munícipes em particular, para a sua área ribeirinha promovendo pela primeira vez, um Concurso anual, onde se procurou a excelência de expressão de cada um na Arte da Fotografia, dedicado ao tema – FARO, viver a Ria.

A cerimónia de entrega de prémios do 1º Concurso de Arte Fotográfica do Município de Faro – FARO, viver a Ria - decorreu no Dia da Cidade de Faro, no foyer do Teatro as Figuras, e foi presidida pelo presidente da Câmara Municipal.

No período de 18 de Julho a 18 de Agosto de 2008, a organização recebeu centenas de trabalhos fotográficos, dos quais 219 foram aceites a concurso, pela qualidade apresentada.

Os participantes podiam concorrer nas modalidades: monocromo, suporte em papel; cores, suporte em papel; diapositivo e cores em suporte digital. Contudo e perante a ausência de trabalhos em diapositivo o Júri decidiu considerar os muitos e bons trabalhos monocromo recebidos em suporte digital.

O Júri analisou a qualidade técnica e estética dos trabalhos, tendo como base os seguintes critérios: o tema na sua generalidade e a forma como foi abordado, a qualidade técnica da imagem e a sua composição.

Os vencedores da 1ª edição deste concurso foram:

Monocromo, suporte Papel

1º - Ana Abrão; 2º - Carlos Sousa; 3º - Luís Silva; 4º - Carlos Sousa; 5º - José Gonçalves

Cores, suporte Papel

1º - José Ferreira; 2º - João Eduardo Pinto; 3º - J. Pinheiro Correia; 4º - Carlos Sousa; 5º - Pompílio Rombinha

Digital – Monocromo

1º - Malin Löfgren: 2º - Maria de Cortes; 3º e 4º - Malin Löfgren; 5º - Jorge Manzano

Digital - Cores

1º - Carlos Sousa; 2º - Carlos Neto; 3º - Tiago Grosso; 4º - Malin Löfgren; 5 º - Jorge Manzano

O Prémio Cidade de Faro foi atribuído à concorrente Malin Löfgren, por ter apresentado o melhor conjunto de trabalhos fotográficos e de consistente qualidade superior.

O 1º Concurso de Fotografia – FARO, viver a Ria – foi uma organização do Município de Faro, Teatro Municipal de Faro, E.M. e Associação Cultural Música XXI, e contou com os seguintes apoios: Águas do Algarve; ALGAR; EPSON; Gráfica Comercial; Hotel EVA; Niobo Fotografia; Studio 8a e Vinilconsta.





Nenhum comentário: