terça-feira, 23 de setembro de 2008

Afeganistão: Jornalista afegão 11 meses detido em base americana denuncia torturas...

Cabul - Um jornalista afegão que esteve 11 meses detido numa base militar norte-americana em Bagram denunciou na segunda-feira que os seus captores o pontapearam, obrigaram-no a ficar descalço na neve e impediram-no de dormir durante vários dias.


Jawed Ahmad, que quando foi detido estava a trabalhar para a CTV, uma televisão canadiana, foi entregue no domingo às autoridades afegãs, informou o capitão Christian Patterson, porta-voz da coligação militar liderada pelos EUA.


Os EUA consideraram Ahmad "combatente inimigo" no início deste ano, acusando-o de manter contactos com líderes talibãs, estando na posse dos seus números de telefone e de imagens de vídeo deles, segundo uma queixa apresentada pelos advogados do jornalista num tribunal de Washington.


Ahmad revelou na segunda-feira que, enquanto esteve preso, os interrogadores o acusaram de ser um combatente talibã que fornecia armas aos rebeldes e de ser agente do Paquistão.


"Tudo de que me acusaram não era verdade", disse Ahmad à Associated Press, num hotel em Cabul. "Se fosse verdade, não me teriam libertado."


Patterson disse que Ahmad foi libertado por já não ser considerado uma ameaça.
O jornalista, de 21 anos, foi detido a 26 de Outubro de 2007 numa base da NATO perto da cidade de Kandahar, no Sul do Afeganistão.


Ahmad contou que um oficial das relações públicas militares norte-americano o convidara e vir àquela base, onde ficou detido no aquartelamento dos EUA.


Ahmad acusou ter sido pontapeado, terem-lhe batido com a cabeça numa mesa e ficado nove dias consecutivos sem dormir, durante a sua detenção em Kandahar.


Segundo disse, os militares norte-americanos ameaçaram-no de que o mandariam para Guantánamo durante anos. Raparam-lhe o cabelo, vestiram-no com o fato prisional cor-de-laranja e transportaram-no de avião para a base principal dos EUA em Bagram.


Ahmad disse que os soldados o obrigaram a ficar seis horas descalço na neve, tendo desmaiado duas vezes e forçado a pôr-se de novo de pé.


A capitã Kymberley Juradl, porta-voz militar dos EUA, disse que Ahmad teve acesso ao tratamento médico de rotina quando esteve em Bagram, onde se encontrou com o Comité Internacional da Cruz Vermelha e que nunca apresentou queixas de ter sido maltratado.
"Levamos essas alegações a sério e o nosso pessoal está treinado para respeitar toda a gente e não maltratamos as pessoas dessa maneira", disse.


Ahmad trabalhou como tradutor para as forças especiais dos EUA durante dois anos e meio, a partir de 2002 e deixou esse trabalho após ter sido ferido pela segunda vez num ataque talibã.
O jornalista afegão admitiu sem dificuldade ter tido contactos com combatentes talibãs.


"Como jornalistas, temos o direito de falar com qualquer organização. Somos os olhos do mundo", disse. "Sim, falei com os talibãs como qualquer outro repórter. Viajei com eles. Fiz reportagens sobre eles. Não são meus tios nem irmãos, são talibãs. Falei com eles tal como falei com a NATO. Se só ouvirmos uma parte, somos inúteis."

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

4.000 Magalhães (portáteis) nas escolas amanhã!


4.000 Magalhães nas escolas amanhã!

Governo promete entrega de meio milhão de portáteis até final do ano lectivo.


Os primeiros quatro mil computadores portáteis Magalhães vão ser entregues esta terça-feira aos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico de 16 concelhos. O Governo aposta numa "mega-operação" de divulgação do programa.

As primeiras entregas de portáteis Magalhães, no âmbito do programa "e.escolinha", vão ter lugar em várias cerimónias simultâneas em diferentes concelhos do país. Em princípio 16, sendo que em alguns casos ainda decorrem negociações entre o Ministério da Educação e as autarquias, no sentido de estas financiarem Internet de banda larga para os novos computadores.

O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, vai estar na cerimónia de entrega no concelho de Sabrosa, terra natal do navegador Fernão de Magalhães, que deu o nome ao computador. Já o secretário de Estado Adjunto, Paulo Campos, desloca-se a Matosinhos, onde o computador está a ser fabricado.

Albufeira, Amadora, Castelo Branco, Faro, Lisboa, Lourinhã, Mafra, Mortágua, Paredes, Ponte da Barca, Portel, Portimão, Resende e Santo Tirso são os outros concelhos que vão receber portáteis amanhã, numa iniciativa em que participam quer José Sócrates, quer a ministra da Educação.

O Governo garante que no âmbito desta iniciativa, que faz parte do Plano Tecnológico, vão ser 500 mil os portáteis entregues a alunos do 1º ciclo até ao final do ano lectivo. No entanto, na semana passada o coordenador do Plano Tecnológico da Educação, João Mata, não quis comprometer-se com um calendário de entregas.

O computador, desenhado para crianças dos 6 aos 11 anos, será gratuito para os alunos inscritos no primeiro escalão da acção social escolar e custará 20 euros para as crianças do segundo escalão. Os restantes alunos pagarão 50 euros.

O Magalhães é um computador portátil que permite o acesso à Internet, tem uma autonomia de seis horas e é resistente ao choque e aos líquidos. Tem dois sistemas operativos diferentes - Microsoft Windows e Linux -, que incluem vários programas educativos e mecanismos de segurança, permitindo o controlo por parte dos pais e encarregados de educação (ler texto na página seguinte).

O computador baseia-se na segunda versão Classmate da Intel - desenvolvido especificamente para o mercado da educação. Numa primeira fase de produção, só 30% da tecnologia é portuguesa, mas o Executivo espera que até ao final do ano incorpore apenas tecnologia nacional, com excepção do microprocessador.

O Governo promete ainda portáteis Magalhães com 'software' adaptado a crianças com necessidades educativas especiais, já a partir de Outubro.


Outono começa hoje...


Tempo: Outono começa hoje às 16:44m em Portugal continental

O Outono começa hoje quando forem 16:44 em Portugal continental, acompanhado por condições meteorológicas características desta estação do ano, como aguaceiros e uma pequena descida da temperatura.

O Outono vai prolongar-se até ao próximo Solstício, que ocorre no dia 21 de Dezembro às 17:04, em Portugal continental.

A chegada do Outono antecede a alteração da hora, que acontece no próximo dia 26 de Outubro, dando início à chamada Hora de Inverno.

Nesse dia, quando forem 02:00 em Portugal continental, os relógios deverão ser atrasados 60 minutos.

O equinócio do Outono no Hemisfério Norte marca o "instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, cruza o equador celeste", de acordo com a definição do Observatório Astronómico de Lisboa.

Equinócio é uma palavra de origem latina que significa "noite igual ao dia", dado que, nestas datas, dia e noite têm igual duração, precisa ainda a mesma fonte.

Para hoje, o Instituto de Meteorologia prevê céu geralmente muito nublado, aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoadas e queda de granizo e ainda uma pequena descida da temperatura máxima


Baixa de Albufeira inundada!



Chuvas: Baixa de Albufeira inundada

Os bombeiros de Albufeira estão desde as 01:40 de hoje a acorrer a pedidos de auxílio na baixa da cidade, inundada devido às fortes chuvas caídas de madrugada, disse à Lusa fonte das autoridades.

As chuvas provocaram inundações em lojas e caves daquela zona, onde existem numerosos bares, mas até agora não há notícia de danos de monta, referiu fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.

"É uma zona onde existem muitos bares, muitos deles em caves, que ficaram alagados devido às fortes chuvadas da madrugada", disse.

Além dos bombeiros, estão envolvidos nas operações de auxílio elementos da Câmara Municipal e da GNR, para desviar o trânsito daquela zona.

(Fotos: cortesia de Carlos Sousa - UPP)



quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Chevez apresentou o computador portátil "Magalhães"!


Computador "Magalhães" «aguenta bombardeamentos», diz Chavez

O presidente venezuelano apresentou o computador portátil "Magalhães" no seu programa semanal. No domingo, Hugo Chavez disse que este computador português até «aguenta bombardeamentos».O presidente venezuelano apresentou no seu programa semanal o computador “Magalhães”, de fabrico português, e descreveu que este portátil que será também vendido no país suporta o impacto de bombardeamentos.

No programa “Alô Presidente”, no domingo, Hugo Chavez anunciou a compra de um milhão destes computadores para crianças de 5 a 11 anos e explicou que estes estão equipados com um sistema de corte de energia para evitar que os portáteis se avariem.

«Este sim é um verdadeiro computador que aguenta bombardeamentos», acrescentou o líder venezuelano, que destacou o facto de Portugal ir entregar um destes computadores a cada criança que frequenta o ensino escolar.

Hugo Chavez deverá estar de regresso a Portugal a 26 de Setembro para assinar acordos de cooperação na área das Obras Públicas e que envolvem a construção de 50 mil fogos de habitação social na Venezuela, 15 mil das quais até ao fim de 2008.


sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Loulé: Dia Mundial do Turismo

DIA MUNDIAL DO TURISMO ASSINALADO EM LOULÉ

A 27 de Setembro, a cidade de Loulé vai ser o palco principal das comemorações do Dia Mundial do Turismo naquele que é considerado como um dos municípios do país onde as actividades turísticas têm maior relevância. Os mercados temáticos, a animação musical e o património são as principais acções previstas.

É no Largo da Igreja Matriz, coração da zona histórica de Loulé, que decorrerão todas as actividades. O programa arranca pelas 11:00, com a abertura do primeiro “Mercadinho de Loulé” do ciclo de Outono que terá neste dia bancas com Artesanato e também Flores, Plantas e Ervas Aromáticas. Os visitantes, sobretudo os turistas nacionais e estrangeiros, terão a oportunidade de apreciar e adquirir peças únicas concebidas por artesãos do Concelho, mas também muitos produtos como as ervas aromáticas da Serra do Caldeirão.

Para dar as boas-vindas aos turistas, o Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Sebastião vai levar a sua música e todas as tradições do folclore algarvio ao Largo da Matriz, com uma actuação que tem início a partir das 11:00.

Às 11h30, decorre uma visita guiada pelo Centro Histórico, com passagem por pontos de interesse histórico e patrimonial como o Mercado Municipal, o Convento do Espírito Santo, a Ermida da Nossa Senhora da Conceição, o Castelo, a Casa das Bicas ou o Museu Municipal e Pólo Museológico dos Frutos Secos. Esta actividade, que também se realiza às 15h30, vai contar com a participação de técnicos que farão o acompanhamento e explicação sobre a história de cada monumento.

À tarde, o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão vem da Cortelha para uma actuação que começa às 15:00. Este rancho vai apresentar um espectáculo onde não faltará o corridinho, expressão máxima do folclore algarvio.

Depois de mais uma visita guiada pelos locais de interesse turístico do centro histórico da cidade, as comemorações do Dia Mundial do Turismo terminam pelas 17:00, com o encerramento do “Mercadinho de Loulé”.

Paralelamente a este programa de animação, os Postos de Turismo da RTA em Loulé e Quarteira vão estar abertos durante todo o dia, com provas de licores e oferta de bolos regionais aos turistas. Na Cerca do Convento vai estar um stand promocional do Concelho onde o visitante poderá adquirir material informativo sobre o Município e sobre as actividades deste dia.

Refira-se que esta data tem especial significado para o Concelho de Loulé uma vez que o turismo tem um grande peso na economia municipal. É aqui que se encontram alguns dos mais importantes empreendimentos de luxo da Europa, praias distinguidas com a Bandeira Azul, os mais prestigiados campos de golfe e uma animação diversificada. Por outro lado, nos últimos anos, a cidade de Loulé e o interior do Concelho têm conquistado um papel importante como alternativa ao tradicional “turismo de sol e praia” em virtude de todas as suas potencialidades que passam pela riqueza do património histórico e ambiental, tradições ancestrais, gastronomia e sobretudo pela hospitalidade das suas gentes.