quarta-feira, 14 de maio de 2008

QUARTEIRA INAUGURA “AS MAIS MODERNAS PISCINAS A SUL DE LISBOA”


QUARTEIRA INAUGUROU “AS MAIS MODERNAS PISCINAS A SUL DE LISBOA”

No 9º aniversário da cidade, o presidente da Câmara de Loulé anunciou investimento de 12 milhões de euros até ao final do mandato. Quartel dos Bombeiros, centro cultural e nova escola são algumas das obras previstas.

No dia em que se assinalaram nove anos da elevação de Quarteira à categoria de cidade, a população viu concretizada uma antiga aspiração. Foi num verdadeiro clima de festa que o executivo municipal de Loulé presidiu ontem, 13 de Maio, à inauguração das Piscinas Municipais de Quarteira.

Perante a presença de vários grupos de jovens, crianças e idosos - futuros utentes das piscinas - , representantes das associações desportivas do Concelho, figuras ligadas a vários sectores e muitos curiosos que quiseram ver de perto esta nova infra-estrutura desportiva, o presidente da autarquia louletana, Seruca Emídio, salientou as qualidades técnicas destas Piscinas, consideradas já por muitos como uma das referências no panorama nacional. “Há quem diga mesmo que estas são as mais modernas e melhores piscinas a sul de Lisboa”, disse o edil, que reforçou a importância desta infra-estrutura e garantiu que “irá dignificar e rentabilizar a cidade de Quarteira”.

Com um arquitectura arrojada e com vista privilegiada para o relvado principal do Estádio Municipal, o Complexo contempla seis pistas de 25m e duas pistas de 50m e a sua polivalência irá permitir a prática de várias modalidades, sejam elas ligadas à natação de competição, ao pólo aquático, natação sincronizada, socorrismo e salvamento, até à aprendizagem e aperfeiçoamento, adaptação ao meio aquático (para bebés e crianças), hidroginástica, hidroterapia e aquafitness. O edifício contempla ainda salas para sauna e jacuzzi.

Para além da construção do edifício, este investimento que rondou os 4.7000.000 euros englobou também o arranjo exterior do Estádio Municipal e a criação de 309 lugares de estacionamento e 6 lugares para autocarros.

Piscinas, campos de futebol e pista de tartan, a partir de agora toda esta zona entre Quarteira e Vilamoura passará a ser um complexo desportivo que irá beneficiar também, num curto espaço de tempo, com a criação de um relvado sintético no campo nº2.

Servir a população em geral, sobretudo os muitos jovens que residem na freguesia mas também os idosos que encontram na actividade desportiva uma forma saudável de ocupação dos tempos livres, melhorando a qualidade de vida, ao mesmo tempo que se pretende contribuir para a melhoria do desempenho desportivo dos praticantes desta freguesia foram os principais objectivos dos responsáveis municipais com a criação desta infra-estrutura. No entanto, para o presidente da autarquia, este será igualmente uma mais-valia para as actividades turísticas: “Este equipamento vai servir também todos aqueles que procuram Quarteira e Vilamoura para passar férias, dinamizando assim a economia local já que estas piscinas vão desempenhar um papel estratégico para a melhoria e a oferta da qualidade do turismo na cidade de Quarteira”, considerou ainda.

12 milhões de euros investidos até ao final do mandato

A par das Piscinas Municipais, a CM de Loulé vai continuar a apostar na criação de novas infra-estruturas nesta cidade, bem como em toda a freguesia de Quarteira, no âmbito de “uma estratégia para requalificar Quarteira, dando-lhe uma nova imagem de qualidade e excelência”. “Temos para Quarteira um projecto ambicioso. Muito foi feito mas muito terá de ser feito ainda para tornar Quarteira mais moderna, mais atractiva, mais competitiva, desenvolvida e solidária”, referiu o presidente Seruca Emídio.

Se entre 2002 e 2005, o investimento da Câmara de Loulé nesta freguesia foi de 9.900.000 euros, entre 2005 e Abril deste ano essa verba era de cerca de 10.700.000 euros, sendo que a obra das Piscinas significou um investimento de 4.700.000 euros. No entanto, o edil louletano referiu que até ao final do presente mandato, as obras para Quarteira rondarão os 12 milhões de euros. “Este investimento só é possível graças a uma gestão rigorosa, competente e séria do executivo da Câmara Municipal de Loulé e à dedicação e competência dos técnicos”, salientou este responsável municipal.

De entre as obras que vão ser lançadas ainda antes do final do mandato, destaca-se a criação do centro cultural da cidade, que ficará implantado no terreno onde actualmente se realiza o Mercado das quartas-feiras. Nesse sentido, Seruca Emídio disse que já houve contactos com um arquitecto de renome internacional para apresentar uma proposta para o projecto. “Queremos que se faça aqui uma obra de arquitectura que seja uma referência a nível regional e nacional”, considerou.

A construção de um novo estabelecimento do 1º ciclo de ensino com jardim-de-infância na Fonte Santa (Escola da Alsakia), a construção do Quartel dos Bombeiros Municipais, o prolongamento da Avenida Sá Carneiro até à Fonte Santa, a criação de duas novas rotundas nesta Avenida, o melhoramento da “Estrada da Alsakia”, a criação de dois novos reservatórios de água na cidade são outros dos investimentos em curso até ao final do próximo ano. Há ainda a referir a requalificação da ligação entre Quarteira e Vilamoura cujo concurso de ideias está em fase de discussão pública.

“Não nos contentamos com o suficiente para Quarteira. Queremos o bom e o excelente para esta cidade e para todos os quarteirenses”, disse ainda o presidente da Câmara Municipal de Loulé.

Visita a obras e concerto de Mafalda Veiga

No âmbito do programa de comemorações do Dia da Cidade, os executivos da Câmara e da Junta, acompanhados pelos técnicos municipais, visitaram duas obras que estão na fase final de execução: a criação do Centro Autárquico e a remodelação da Escola Dnª Francisca de Aragão.

Após vários revezes que atrasaram a obra, nomeadamente as difíceis negociações para permuta do edifício com Segurança Social, mas também as alterações ao projecto inicial que passou por um reforço em termos anti-sísmicos, os trabalhos no Centro Autárquico decorrem agora a bom ritmo e estarão concluídos até ao final deste ano.

Este equipamento estará ao dispor dos munícipes e irá englobar não só os serviços da Câmara de Loulé mas também os da Junta de Freguesia, contribuindo para uma maior celeridade dos processos administrativos e uma maior aproximação aos quarteirenses. Um dos pisos contempla ainda um auditório com capacidade para 140 pessoas

Refira-se que este equipamento, orçado em 615 mil euros, é também uma das mais fortes apostas da edilidade louletana para preservar um edifício emblemático para a população, onde outrora funcionou a “Casa dos Pescadores”. “Durante muitos anos esta foi a única estrutura social existente em Quarteira e foi por isso também que todos nós nos empenhámos na sua concretização, já que a população em geral e as forças vivas da cidade manifestaram sempre o desejo que este espaço ficasse ligado a um serviço público para a população de Quarteira. Tivemos também o cuidado de preservar a fachada do edifício ligado à essência do povo de Quarteira, que no passado foi uma terra de pescadores e que continua muito ligada a esta actividade”, explicou o edil.

Em relação à escola, a obra foi executada em duas fase e está já no seu términos. Localizado entre Quarteira e Vilamoura, junto ao Lar da Terceira Idade, neste edifício foram criadas 22 salas de aulas e também salas específicas para informática, trabalhos manuais, etc.. Uma área de actividades lúdicas, biblioteca, sala de apoio a docentes e encarregados de educação, secretaria, cantina, cozinha e instalações sanitárias são outras das valências deste projecto.

Ao nível do espaço exterior, já está construído um parque infantil e zona de jogos onde as crianças poderão desfrutar de várias brincadeiras.

Em termos estéticos, este edifício vai buscar as linhas correntes da arquitectura, adaptando-se esta escola às novas necessidades educativas.

A obra vai ter um valor de cerca de 1.777.447,67 euros e é um investimento importante ao nível do reforço do parque escolar para uma das cidades com uma das mais elevadas taxas de natalidade do país.

O Dia de Quarteira encerrou com um concerto da cantora Mafalda Veiga que levou muitos quarteirenses mas também turistas à Praça do Mar. No final, para assinalar esta data tão importante para a cidade, teve lugar um espectáculo com fogo-de-artifício.

Nenhum comentário: