domingo, 4 de maio de 2008

De Alcoutim ao Cabo de São Vicente, a pé!


De Alcoutim ao Cabo de São Vicente

Grande travessia chega ao fim !


A Grande travessia da Via Algarviana, um circuito pedestre que atravessa o Algarve conclui-se no Cabo de S. Vicente.


Durante duas semanas um grupo de caminheiros percorreu o interior do Algarve, descobrindo paisagens, pontos de interesse riquezas e potencialidades que a Via Algarviana desvenda.


Segundo João Ministro, da Associação Almargem, organizadora desta caminhada de 300km, “para além de um núcleo de ‘resistentes’ que irão fazer integralmente o percurso, todos os dias muitas outras pessoas se têm juntado ao grupo fazendo desta actividade uma verdadeira festa do montanhismo no Algarve”.


Hoje será percorrido o último troço da Via entre Vila do Bispo e o Cabo de S.Vicente. Serão cerca de 16 kms, através da Península de Sagres, no Parque Natural da Costa vicentina.
Os caminheiros partirão às 9h30 da Escola EB2,3 de Vila do Bispo e está prevista para cerca das 14h00 a chegada ao Farol.


O projecto Via Algarviana, impulsionado pela associação Almargem-Associação de Defesa do Património Cultural e Ambiental do Algarve, é um trilho pedestre de Grande Rota que atravessará, no essencial, o ‘interior’ algarvio do Sotavento ao Barlavento (de Alcoutim até ao Cabo de São Vicente) e que terá uma extensão de cerca de 240 km.


A via está incluída desde 1998 no Plano Nacional de Caminhos de Grande Rota (GR 13), elaborado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal.


Futuramente será parte integrante de percursos transeuropeus, prevendo-se a sua inserção no Itinerário 9 oriundo de S. Petersburgo (Rússia) com ligação a Tarifa (Espanha).

Nenhum comentário: