sexta-feira, 23 de maio de 2008

Portugal confirmado como escala de aviões da CIA!


Guantánamo:
Portugal confirmado como escala de aviões da CIA

De Julho de 2005 até Dezembro de 2007, passaram por Portugal 56 voos que seguiram caminho ou vinham da polémica base norte-americana de Guantánamo.

Segundo avança a edição desta sexta-feira do Jornal de Notícias, a confirmação foi recebida na semana passada, no Parlamento, pelo deputado comunista Jorge Machado, através de uma listagem que lhe foi remetida pelo Ministério das Obras Públicas - responsável pelo controlo do tráfego aéreo nacional.

Tendo em conta os últimos voos dessa lista, datados de 28 de Dezembro de 2007, «a única conclusão possível é que subsiste a utilização do espaço aéreo português sem qualquer tipo de controlo», disse Jorge Machado ao JN.

A lista oficial, a primeira que chega ao Parlamento português, quase dois anos após o início da polémica, parece confirmar alguns dados denunciados pelos deputados do PCP, mas também por eurodeputados como a socialista Ana Gomes.

Primeiro, que a esmagadora maioria dos voos em causa são militares - assim o refere a nota do Ministério das Obras Públicas, justificando com isso a ausência de controlo da carga, passageiros e missão de cada um desses voos.

Depois, confirma ainda a passagem, nesse período, de cinco aviões pela base das Lajes e de um outro, civil, por Santa Maria.

Nenhum comentário: