terça-feira, 20 de maio de 2008

NATO em Lisboa


Defesa:
Força Naval da Nato visita Lisboa a partir de sexta-feira

A Força Naval da NATO – ‘Standing NATO Maritime Group One - SNMG1’ chega ao Porto de Lisboa na sexta-feira onde permanecerá até à próxima segunda-feira, integrando quatro navios das marinhas espanhola, alemã, portuguesa e dos Estados Unidos da América.

A Força Naval, sob o comando do Contra-Almirante Juan Rodriguez, da Marinha Espanhola, é composta pelos navios SPS Blas de Lezo (navio-chefe, espanhol), FGS Luebeck (Alemanha), Vasco da Gama (Portugal), e USS Nicholas (USA), e ficará atracada no terminal de passageiros de Santa Apolónia.

De acordo com um comunicado do Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMFGA),a ‘SNMG1’ é uma força naval multinacional, permanentemente atribuída à NATO, que proporciona à Aliança Atlântica uma capacidade rápida de resposta a situações de crise em qualquer parte do mundo.

«É uma força-tarefa capaz e autónoma, que constitui uma das quatro forças navais permanentes que formam um núcleo flexível em torno da qual a NATO pode constituir uma força de grande dimensão para fazer face a uma enorme variedade de missões, incluindo, entre outras, as de evacuação de não-combatentes, gestão de consequências, contra-terrorismo, resposta a crises e operações de embargo» , sublinha o EMGFA.

Os navios da força conduzirão nos próximos meses exercícios no oceano Atlântico, no mar Mediterrâneo bem como no mar Báltico, para melhorar o nível de treino das unidades navais.
Este ciclo de treino da SNMG1 culminará com a sua certificação para a NATO Response Force (NRF) no final do ano de 2008.

«Estas forças são actualmente o pilar da transformação da NATO, e podem responder prontamente com capacidades específicas à situação, em qualquer parte do mundo» , acrescenta.
A ‘SNMG1’ visitou anteriormente os portos de Dublin, Glasgow e Hamburgo.

Nenhum comentário: