segunda-feira, 19 de maio de 2008

Ciclo de Ballet na Fundação Pedro Ruivo em Faro


Ciclo de Ballet:

Don Quixote - Dia 29 de Maio 2008

Coppélia – Dia 30 de Maio 2008 - Integrado no Dia Mundial da Criança

A Fundação Pedro Ruivo irá apresentar no seu auditório um ciclo de Ballet composto pelas seguintes obras: Don Quixote, no dia 29 de Maio, às 21h30 e Coppélia, no dia 30 de Maio, às 21h00, este último, especialmente vocacionada para a infância.

O Ballet Don Quixote, com coreografia de Marius Petipa e Alexander Gorsky, música de Ludwig Minkus teve a sua estreia no dia 26 de Dezembro de 1869, no Teatro Bolshoi de Moscovo a pedido dos Teatros Imperiais da Rússia. Trata-se de um ballet em três actos, baseado no capítulo XIX do segundo livro de El ingenioso hidalgo Don Quijote de la Mancha de Miguel de Cervantes Saavedra. O argumento centra-se nos amores de Kitri e o Barbeiro Basílio, Don Quixote e Sancho Panza, cujos personagens míticos atravessam uma série de aventuras em torno deste jovem casal. Transformar um clássico da literatura num ballet não é tarefa fácil, mas os elementos que Miguel de Cervantes apresentou em Don Quixote deram oportunidade de criar um espectáculo onde se destacam os traços hispânicos, com seus animados cavaleiros e espevitadas senhoritas. A versão para ballet de Don Quixote não prova apenas a genialidade de Cervantes, mas também de Marius Petipa, que conseguiu provar que se podem fazer coreografias lindíssimas saindo um pouco dos padrões.

Coppélia, é um ballet sentimental e cómico com uma coreografia original de Arthur Saint-Léon para um libreto de ballet de Saint-Léon y Charles Nuittier e música de Léo Delibes. É baseado numa história de Hoffmann intitulada "Der Sandmann" ("O homem de areia"), publicada em 1815. O argumento da acção decorre numa aldeia onde vivem, entre outros, Swanilda, o seu noivo Franz y o Dr. Coppélius que habita uma misteriosa casa onde guarda as suas criações, bonecas em tamanho real.

Este ballet estreou-se em 25 de Maio de 1870, na Ópera de Paris, com Giuseppina Bozzachi no papel principal. Os seus primeiros êxitos foram interrompidos pela Guerra Franco-Prussiana e pelo cerco a Paris, mas não deixou de ser tornar no ballet mais vezes representado na Ópera Garnier de Paris.

É um dos ballets mais famosos e foi criado num período entre o culminar da Era Romântica que incluiu obras como La Sylphide e Giselle e o florescimento do grande Ballet Imperial Russo Clássico com O Lago dos Cisnes, A Bela Adormecida, Quebra-Nozes, entre outros. Durante vários séculos, desde o reinado de Luís XIV que França era o centro da produção de dança. Coppélia marca o fim dessa era francesa para ceder lugar à Rússia.

O Ballet Nacional da Moldávia nasceu no ano de 1957, na capital Chisinau, com um grupo de bailarinos moldavos que realizaram a sua carreira de dança em São Petersburgo. Nos primeiros dez anos, a companhia incluiu no seu repertório obras bem conhecidas como Giselle, A Bela Adormecida, Spartacus e outras grandes produções como Carmen e Sonetos. Como trabalhos nacionais, incluem-se o Ballet Luceafard, baseado no conhecido poema de Eminescu, enquanto introduzem coreografias clássicas de Petisa, Ivanov, Fokin e Gorski. Em 1998, o legendário coreógrafo Yuri Grigorovichn deslocou-se a Chisinau para dirigir a sua versão de Quebra-Nozes, originalmente representada no Bolshoi em 1966. O Ballet Nacional da Moldávia realizou tournées pela Rússia, Vietname, Bulgária, Itália, Espanha, Alemanha, Holanda, Finlândia, Suécia, Noruega, Suiça, Grécia, Roménia, Hungria, França, Grã-Bretanha e Bélgica.

A não perder este espectáculo onde as crianças serão tratadas de uma forma especial.

Nenhum comentário: