quarta-feira, 21 de maio de 2008

DIA DO PESCADOR EM QUARTEIRA


ANA MALHOA E TRADIÇÃO DA LAVADA ANIMAM COMEMORAÇÕES DO DIA DO PESCADOR EM QUARTEIRA

A cidade de Quarteira vai reviver mais uma vez todas as tradições associadas ao Dia do Pescador (31 de Maio). Aquela que é uma das comunidades piscatórias mais importantes do país, a população e os turistas que se encontram na região nesta altura do ano vão poder participar nas várias actividades promovidas pela QUARPESCA – Associação dos Armadores e Pescadores de Quarteira, com o apoio da Câmara de Loulé e Junta de Freguesia.

As comemorações arrancam na sexta-feira, 30 de Maio, pelas 18h00, com os “Petiscos do Pescador”, as tradicionais tasquinhas instaladas na Praça do Mar, onde será possível apreciar durante três dias o que de melhor o mar oferece à gastronomia local. A esta hora, vai actuar neste espaço o artista Bernardo Pereira Pedreira e o SambaBrasil Show. A música prossegue à noite, com um concerto do grupo de música tradicional portuguesa Erva Doce, pelas 21h30.

No sábado, dia 31, a partir das 18h00, decorre a tradicional Lavada ou arte tradicional de arrastar para terra, durante a qual os pescadores e toda a população são convidados a participar no "puxar a rede" para terra e onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado.

Este dia culmina com a actuação do grupo Al-Mouraria, acompanhado pela fadista Isa Brito, que decorre às 21h30. Será ainda feita a entrega de placa comemorativas de homenagem aos Pescadores de Quarteira, nomeadamente ao “Armador mais Antigo”, ao “Armador mais Novo” e ao “Armador que mais se destacou em venda de pescado na Lota de Quarteira”.

As celebrações do Dia do Pescador encerram no domingo, 1 de Junho, com o espectáculo da artista Ana Malhoa, na Praça do Mar. A entrada é livre.

Nenhum comentário: