sexta-feira, 2 de maio de 2008

Até sempre companheiro Herculano!

HERCULANO VALENTE (NÃO) MORREU


Ficará, para sempre, a memória do companheiro de lides e amigo de várias caminhadas...
A notícia de morte do jornalista, director do Jornal O Olhanense, após ter participado, ontem à noite, no jantar do 96º. aniversário do seu Olhanense, deixou-me imensamente emocionado. Irónico, Herculano Valente faleceu no dia do trabalhador - ele que foi sempre, apesar dos seus provectos 72 anos, um lutador incansável pelo seu adorado clube, inseparável jornal e muito querida cidade.


Enquanto escrevo, confesso, muito emocionado, estas linhas recordo ao mesmo tempo tantos monentos ao lado do Herculano, aos domingos, desde o velho Padinha até ao José Arcanjo, nos jogos do Olhanense, com o Herculano Valente junto dos seus colegas jornalistas a sofrer pelo seu clube de sempre, sem esquecer, mais recentemente, as viagens ao Brasil, proporcionadas pelo amigo comum, João Gomes, onde o Herculano afirmava e demonstrava a sua "enorme felicidade antes de morrer".

E, porque recordar é viver, não esqueço ainda a última entrevista de Herculano Valente a um jornal, precisamente ao Algarve Press o ano passado, conduzida por outro companheiro de lides e amigo José Mealha, onde o Herculano traduziu todos os seus sentimentos e preocupações quanto ao futuro do seus adorados Clube e Jornal - na príxma edição, como homenagem ao amigo, vamos recordar muitas das suas palavras.

Ainda na semana passada, frente à Câmara de Olhão, encontrámo-nos e, perante mais pessoas, Herculano Valente continuou a agradecer a entrevista e foi peremptório em afirmar que o director do Algarve Press sempre foi seu amigo e que o jornal O Olhanense tinha como amigo Algarve Press, recordo, apesar de fazer comichão a muito boa gente - um jornal de Olhão para o Mundo.

Obrigado amigo Herculano!

No próximo Domingo não vai ser o mesmo trabalhar no José Arcanjo sem estares lá, ao nosso lado, para as brincadeiras do costume e como jornalista e olhanense de corpo inteiro.Que grande homenagem seria para ti o regresso do teu Olhanense, esta época, ao convívio dos grandes do futebol português. Se tal acontecer, o teu nome também ficará associado a esse feito, companheiro.

UMA GRANDE PERDA PARA O OLHANENSE E PARA OLHÃO. Claro que estive a falar com Isidoro Sousa, presidente do Olhanense, sobre esta triste notícia. O dirigente dos "leões de Olhão não cabia em si de "emoção e pesar pelo falecimento do grande amigo e sócio do Clube e director de O OLhanense, até por ter acontecido após a sua participação no jantar do 96º aniversário do S.C. Olhanense".

Muito emocionado, Isidoro Sousa concluiu: "Foi uma grande perda para o nosso Clube, para o jornal que sempre foi o seu menino e para Olhão".

Concordo e assino por baixo
(Manuel Luís)


ADEUS HERCULANO – ATÉ SEMPRE!
O Director do Jornal “O Olhanense” faleceu após o jantar de aniversário do seu Olhanense
Decididamente, o dia 1 de Maio não é, para mim, que me desculpem todos aqueles que o comemoram, um dia, passe a redundância, para comemorar.

E porquê?

Porque o meu pai “decidiu” morrer há 34 anos (1 de Maio de 1974) e agora, um grande amigo deixou de pertencer ao número dos vivos. É verdade. Morreu Herculano Valente, uma das legendas do Sporting Clube Olhanense.

Um grande homem e um grande amigo, companheiro de lides e de viagens.“Mealha, quando vamos ao Brasil outra vez? Viste o João Gomes?”, são perguntas que nunca mais me serão feitas pelo Herculano. Em Novembro do ano passado fiz a minha primeira e última entrevista escrita ao Herculano. Porque o merecia.

Entrevistei um colega de profissão, depois de, há quase três anos, outro jornalista ter-se lembrado de entrevistar um colega seu. Na circunstância, foi João Pina, director da Revista “Algarve Mais”, que entendeu por bem entrevistar-me porque na altura, algumas situações o levaram a isso, nomeadamente uma doença súbita que me iam levando desta para, não sei se melhor.

Em Novembro, eu e o Manuel Luís lembramo-nos de entrevistar outro colega, o qual também esteve em perigo de vida por essa altura. Mas não só por isso. Primeiro porque merecia, pois os anos dedicados ao jornalismo e ao seu Olhanense foram mais que muitos.

Depois porque, para além do seu clubismo, era um fervoroso defensor da sua cidade de Olhão em particular e do nosso Algarve em geral.Por isso entrevistei o Herculano Xavier de Oliveira Valente, o Herculano Valente como era conhecido. Natural de Olhão, nasceu a 20 de Novembro de 1935.

Uns chamavam-lhe o “Zé das Medalhas”, outros ou os mesmos também já lhe chamavam o “Ondas Curtas”Amigo de longa data, companheiro de lides e de viagens (Alemanha, Espanha, Brasil, Cabo Verde (em trânsito), Herculano Valente era, acima de tudo, um homem muito especial. Amigo do seu amigo, tinha, ao mesmo tempo, um feitio algo difícil, o qual, no entanto, era perfeitamente compreensível, especialmente para quem o conhecia. Muito sensível, era, ao mesmo tempo altamente solidário.

Na sua experiência de vida, juntava, no entanto, ainda alguma ingenuidade própria apenas de quem tinha bom fundo e não desejava mal a ninguém. Com Herculano Valente partilhei muitas coisas. Até fomos colegas de quarto em viagens.

E poucas foram as discussões que tivemos. Zangas? Que me recorde, apenas uma e já lá vão quase 20 anos. E por culpa de terceiros.Herculano Valente tinha um curriculum vitae invejável. Começou há 57 anos no “Correio Olhanense”.

Foi colaborador de vários jornais, nomeadamente do “Record”, “Remate”, “Notícias do Algarve”, “Jornal do Algarve”, “Jornal de Notícias”, “Boletim do Clube Desportivo “Os Olhanenses”, “Jornal da Santa Casa da Misericórdia de Olhão”.Mas foi no Jornal “O Olhanense”, quinzenário propriedade do Sporting Clube Olhanense, que Herculano Valente mais se destacou. Colaborador desde a sua fundação – 15 de Maio de 1963 – assumiu em Novembro de 1967 a chefia da redacção, Em Janeiro de 2007 foi nomeado em Assembleia-geral, Director de “O Olhanense”, com apenas um voto contra.Numa vida dedicada a Olhão e ao seu Olhanense, Herculano Valente também se dedicou a questões sociais, recreativas e culturais da sua cidade.

Integrou a Comissão Promotora dos Monumentos a Manuel Lopes de Almeida (“Almeida da Farmácia”) e Dr. Francisco Fernandes Lopes.

Integrou as Comissões das Festas de Homenagem a vários jogadores do Olhanense, tais como Manuel Grazina, João Rodrigues, Joaquim Paulo, Reina e Poeira. Sócio nº 30 do Sporting Clube Olhanense (desde 1948), ainda cumpriu dois mandatos como secretário da Assembleia-geral. Era Sócio de Mérito e durante alguns anos foi dirigente da Associação de Basquetebol do Algarve e da Filarmónica União Olhanense. Aposentado da Junta de Freguesia de Olhão, da qual recebeu um voto de louvor, Herculano Valente mereceu várias distinções, nomeadamente do Governo português, na altura presidido por Aníbal Cavaco Silva, por proposta de Américo Solipa, na altura Delegado Regional da Direcção Geral dos Desportos, hoje IND (Instituto do Desporto), com a Medalha de “Bons Serviços Desportivos”, com diploma conferido pelo então Ministro da Educação Roberto Carneiro, a qual foi entregue durante uma festa de homenagem à qual presidiu o então Governador Civil de Faro, Cabrita Neto.

A Câmara de Olhão, através do seu presidente Francisco Leal distinguiu-o com a Medalha de Mérito “Grau Ouro”.Também o Governador Civil, Fialho Anastácio distinguiu Herculano Valente, bem assim como mais alguns jornalistas desportivos com mais de 25 anos de carreira, entre os quais também me incluía.

Em 2002, um grupo de colegas homenageou-o com um jantar de confraternização e no ano seguinte foi distinguido pelo Rotary de Faro, como “Profissional do Ano”. Em 2004, a 20 de Novembro (precisamente no dia do seu aniversário), a homenagem que faltava a Herculano. Foi na XII Edição da Festa de Homenagem aos Atletas Algarvios Campeões Nacionais. Foi uma festa bonita, à semelhança das demais edições deste certame, que distinguiu diversos atletas e clubes que se sagraram campeões nacionais.

Recebeu ainda em Janeiro de 2005, tal como eu, o “Louvor Público” como prova de reconhecimento do Governo Português pelos serviços relevantes prestados à causa do jornalismo em prol da sua região e do País.

No dia 25 de Abril de 2007, igualmente tal como eu e outros jornalistas desportivos, foi distinguido pela Associação de Futebol do Algarve.

Uma vida dedicada ao jornalismo e ao seu Olhanense, por quem sofria e vivia intensamente. Aliás o Olhanense era a sua maior razão de viver.

Quis o destino que viria a falecer no final do jantar do 96º aniversário do seu clube do coração. Sentiu-se mal e ali “ficou”. No “Cantinho do Carlos”.A notícia foi-me dada pelo meu colega e amigo, o jovem Edgar Pires, na manhã deste dia 1 de Maio. Que raio de maneira de começar o dia! Logo com uma notícia destas. Morreu o Herculano Valente! O meu amigo “Ondas Curtas”, colega das lides jornalísticas, companheiro de viagens inesquecíveis.

Nunca mais o vou poder ver a andar de um lado para o outro no José Arcanjo, a sofrer pelo seu Olhanense. Nunca mais vou poder brincar com ele. Nunca mais se vai zangar comigo como quando lhe chamava de “Ondas Curtas”.

O Olhanense perdeu uma das sus figuras mais carismáticas. Uma perda irreparável. Estou triste, porque os laços de amizade que me uniam ao Herculano eram muito fortes. Adeus Herculano. Nunca mais poderás irás passear no “Calçadão” de Fortaleza. Mas, decerto, irás passear no “Calçadão da Eternidade”. Descansa em paz, amigo.

Até sempre.
(José Mealha)

Nenhum comentário: