segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Pedofilia em instituto católico para surdos-mudos!


Verona - Pedofilia em instituto católico para surdos-mudos

Ex-alunos acusam padres de violação

O Instituto Antonio Provolo de Verona, modelo da caridade da Igreja Católica, está no centro de um escândalo de pedofilia que se arrastou durante décadas. Cerca de 70 antigos alunos da instituição, pertença da Congregação da Companhia de Maria para a educação de surdos-mudos, romperam esta semana a cortina de silêncio para denunciar os abusos sexuais sistemáticos que sofreram às mãos de sacerdotes e laicos da instituição.

Os testemunhos dos ex-alunos, hoje com idades entre os 40 e os 70 anos, referem os nomes dos responsáveis, entre eles 25 sacerdotes. Um dos implicados é o já falecido Giuseppe Carraro, bispo de Verona (1958 a 1978) actualmente em processo de beatificação.

Bruno, uma das alegadas vítimas, era conhecido como "o belo". Afirma ter sido sodomizado entre os nove e os 15 anos, no final dos anos 50. Numa carta de denúncia lembra o encontro com Carraro. "Dois padres levaram-me ao palácio episcopal e deixaram-me a sós com ele. Era 1959. Tinha 11 anos. Sodomizou-me e tentou fazer outros jogos sexuais. Foi terrível".

Mas essa não foi a primeira nem a última experiência traumática de Bruno. "Desde os três meses após a entrada no Instituto e até ao último ano fui objecto de atenções sexuais". Depois dá os nomes de 16 sacerdotes que o terão sodomizado, quase todos envolvidos em abusos semelhantes com outra crianças.

Para lá das violações, os alunos eram forçados a masturbar os sacerdotes, a sós ou em grupo, e eram submetidos a outras humilhações e maus tratos. A ameaça era a arma usada para submeter os mais rebeldes.

O bispo de Verona, Giuseppe Zenti, considera as denúncias fruto de "alucinações". Refere ainda uma alegada chantagem da associação de surdos, que terá inventado as calúnias para se vingar depois de a congregação não lhes ter cedido um local para reuniões.

(in “Correio da Manhã)


Nenhum comentário: