sábado, 10 de janeiro de 2009

Frio: Povoações isoladas e estradas cortadas!


Frio: Povoação isolada pela neve em Terras do Bouro, estradas cortadas em oito distritos

A povoação de Monte de Santa Isabel, no concelho de Terras do Bouro, Braga, estava isolada às 08:00 de hoje, altura em que Viseu e Vila Real eram os distritos com mais estradas afectadas pelo mau tempo, segundo a Protecção Civil.

No total, há estradas cortadas em oito distritos e vias condicionadas em nove.

Fonte da GNR acrescenta que um acidente hoje ocorrido na A1 já foi resolvido, assim como os vários acidentes que condicionaram hoje a A9 (CREL, na Grande Lisboa), avisando contudo que, devido ao gelo, a situação de alerta para esta via se mantém.

Devido à neve, está isolada a povoação de Monte de Santa Isabel, no concelho de Terras do Bouro, distrito de Braga, porque "os acessos são municipais e ainda não foi possível abrir uma via", disse à Lusa fonte da protecção Civil.

No mesmo distrito estão cortadas as Estrada Nacional (EN) 304, entre Covide e Salamonde, a 308-1 (Vilar Veiga/Portela Homem); 103 (Tabuaças/Ruivães); 307 (Chamoim/Covide); 213 (Celorico da Beira/Mondim de Bastos) e 311 (Cabeçeiras de Basto/Fafe).

Estão ainda cortados os acessos municipais em Ruivães, entre Covide e Salamonde e entre Chorense e Monte de Santa Isabel.

Em Viseu, o acesso à A-25 (Tondela) está cortado, assim como a EN-321, entre Castro D'Aire e Cinfães, a EN-2 (Castro D'Aire/Lamego) e a EN-228 (Fornelo/ Monte).

Estão ainda cortadas ou condicionadas neste distrito cerca de dez estradas municipais (EM).
Em Vila Real está cortada a estrada que liga Lamas de Olo a Mondim de Bastos e condicionadas a EN-103 (Boticas/Alto de Fontão); EN-206 (Ribeira de Pena/ Vila Pouca de Aguiar) e EN-311 (Boticas/Salto).

Está condicionado o acesso à A-24 entre Vila Real e Chaves, o IP-4 entre Vila Real/Amarante e Vila Real/ Murça e a A-7 de Vila Pouca/Ribeira de Pena.

Estão ainda condicionadas as EN-206 entre Vila Pouca de Aguiar e Carrazeda Montenegro, a EN-312 de Boticas a Canedo, a EN-2 de Vila Real a Chaves, a EN-212 de Alijó a Pópulo, a EN-312 entre Mondim de Bastos e Ribeira de Pena e a EN-304 de Mondim de Bastos a Alto Velão.
As estadas municipais que ligam Mondim de Bastos a Bilhó e Murça a Carrazeda Montenegro também estão condicionadas.

Na Guarda estão cortados todos os acessos ao Maciço Central da Serra da Estrela e a EN-16 entre Alto de Leomil e Castelo Bom e em Castelo Branco estão cortadas a EN-338 (Covilhã /Piornos/ Torre) e a EN-339 (Piornos/Manteigas).

Em Aveiro estão cortados todos os acessos à Serra da Freita, a EN-227 (Arões/ Junqueira), a EM-324 (Arouca/Cabreiros) e condicionadas a EM Dornelas/Arestal.

No Porto, a EN-101 (Amarante/Mesão Frio), a A-4 (Porto/Amarante) e o IP-4 (Capelos/Amarante) estão cortadas e o acesso a Gondomar pelo IC-29 está condicionado.
No distrito de Viana do Castelo estão cortadas a EN 202 (Lamas de Mouro / Castro Laboreiro) e condicionadas a EN 202 (Giela /Cabana Maior); EN 303 (Bico/ Rio Moinhos e Rio de Moinhos/ Senherei); a EN 301 (Insalte/ Padroso) e a EN202-2 (Grade/Carralcova).

Em Portalegre está condicionado o acesso à Serra de São Mamede, na EN-246-2.
Segundo o Instituto de Meteorologia (IM), o tempo frio, com acentuado arrefecimento nocturno, vai continuar até domingo e a neve poderá cair hoje em todas as regiões do litoral até ao Algarve, nomeadamente na região de Lisboa.

Para as regiões do Norte e Centro também há previsão de neve para hoje.
O IM prevê que a temperatura mínima suba na segunda-feira com o aumento gradual da nebulosidade e a ocorrência de precipitação.

Devido ao frio, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) aconselha cuidados acrescidos para os grupos mais vulneráveis, nomeadamente sem-abrigo, crianças e idosos.

Nenhum comentário: