segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

ACNUR: pede a Israel abertura das fronteiras com a Faixa de Gaza!

Guterres pede a Israel abertura das fronteiras com a Faixa de Gaza

O alto comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), António Guterres, pediu hoje a Israel para abrir as fronteiras com a Faixa de Gaza e permitir o abandono do território aos palestinianos que o desejem

Os palestinianos devem poder «encontrar segurança noutros países, de acordo com o direito internacional», frisou o dignitário português, insistindo na circulação dos refugiados através das estradas, com protecção, até ao estrangeiro.


«Ninguém deve travar os palestinianos que quiserem deixar a Faixa de Gaza», sob intenso bombardeamento israelita desde sábado, com um saldo de mais de meio milhar de mortos.

«As pesadas perdas registadas entre civis inocentes, muitos dos quais crianças, partem o coração a qualquer pessoa», destaca um comunicado de Guterres, «profundamente chocado e triste» face à vaga de mortos e feridos.

Em sintonia com os apelos ao «fim imediato da violência», o dignitário português concluiu ser «absolutamente imperativo fazer chegar ajuda humanitária às vítimas civis do conflito», compreendendo o Egipto e Israel.

Nenhum comentário: