quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Café em excesso pode causar alucinações!


Estudo:

Café em excesso pode causar alucinações

Uma pesquisa feita por psicólogos da Universidade de Durham, na Grã-Bretanha, sugeriu que beber grandes quantidades de café pode fazer com que uma pessoa tenha uma maior tendência para sofrer alucinações...

Pessoas que consomem mais de sete cafés por dia têm três vezes mais probabilidades de ouvir vozes, ver coisas que não existem ou até acreditar que estão a sentir a presença de pessoas que já morreram, do que as que bebem menos de uma chávena, de acordo com os pesquisadores.

Segundo o coordenador do estudo, Simon Jones, «alucinações não são necessariamente um sinal de doença mental (...) A maioria das pessoas tem experiências breves de ouvir vozes quando não há ninguém presente e cerca de 3% ouvem essas vozes regularmente». Mas o trabalho científico sugeriu que o risco de isso acontecer aumenta com o alto consumo de café e outras fontes de cafeína.

Os investigadores atribuem os resultados da pesquisa, feita com 200 estudantes, ao facto de o café pode levar a um aumento da produção de uma hormona chamada cortisol.

A cafeína aumenta os efeitos fisiológicos do stress e, nesse estado, o corpo liberta cortisol. Uma concentração mais alta da substância no organismo pode fazer com que uma pessoa oiça vozes que não existem.

Os cientistas dizem que esperam que a descoberta contribua para um melhor entendimento do efeito da nutrição nas alucinações.

«Este é o primeiro passo para observar os factores mais amplos associados a alucinações» , disse Jones. «Pesquisas anteriores sublinharam vários factores importantes, como os traumas de infância, que podem levar a alucinações clinicamente relevantes».

«Dada a ligação entre a comida e o humor, e especialmente entre a cafeína e a resposta do organismo ao stress, parece sensato examinar o que uma perspectiva nutricional pode esclarecer» , concluiu Jones.


2 comentários:

Anônimo disse...

que coisa mais idiota! quem escreve uma porcaria dessas???? café nunca causou e nem vai causar alucinação em ninguem!!!
eu bebo duas garrafas de café por dia e nunca vi nem ouvi nada de alucinação...
estudo idiota

Pedrovsk disse...

Se vc acha q nao da alucinaçoes prq bebe apenas 2 garrafinhas de café por dia, intao beba 5! Talvez isso lhe traga algum resultados, alem de ulceras, q no seu caso, ja esta sujeito a aparecer.