quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Cogumelos Descobertos na Serra do Caldeirão!


Cogumelos Descobertos na Serra do Caldeirão

Primeiro passeio do Ciclo “Paisagens ao domingo” superou todas as expectativas

Perto de uma centena de pessoas percorreram os trilhos da Serra, na manhã fria de domingo, 11 de Janeiro, à descoberta dos cogumelos escondidos.



O Passeio que deu início ao Ciclo de Passeios Natureza 2009 “Paisagens ao Domingo” ultrapassou todas as expectativas da organização, registando perto de uma centena de participantes que por entre sobreiros, pinheiros e azinheiros, percorreram os trilhos da serra, em busca destes maravilhosos frutos da terra, cheios de mistério e poder.

Inicialmente previsto para o mês de Novembro, este passeio foi adiado, devido às condições climatéricas que não permitiram, na altura, a germinação dos cogumelos. Após um período de chuvas, a humidade fez nascer os misteriosos fungos que a terra esconde.

Com ponto de encontro, junto ao Centro Museológico do Alportel, na manhã de domingo, apesar do frio que se fazia sentir, com temperaturas a rondar os 0 graus e forte ameaça de neve, foram muitas as pessoas que não quiseram faltar a esta verdadeira aventura micológica, na Serra do Caldeirão. Quase uma centena de pessoas, entre adultos, crianças e seniores, muitos pela primeira vez nestas andanças, vieram munidos do tradicional cesto, dispostos a alcançar este desafio.

Três guias convidados pela organização, com vasto conhecimento sobre cogumelos, e muito especialmente sobre as espécies que brotam na Serra do Caldeirão, acompanharam os participantes, divididos em três grupos, que se distribuiram pelas áreas das Bicas da Serra e do Alportel.

A cada passo, novas surpresas surgiam: ora entre as estevas, ora sobre os troncos secos ou queimados, algumas vezes debaixo da caruma dos pinheiros; outras, em pleno percurso, os cogumelos ali estavam, à espera destes aventureiros da natureza.

Ao final da manhã, o balanço não podia ser mais positivo, recolhidas cerca de 30 amostras de diferentes géneros, uma das quais constituiu uma verdadeira surpresa para os especialistas, por ser desconhecida por estas paragens.

Refira-se que para os interessados, amostras dos cogumelos recolhidos encontram-se patentes ao público na Quinta do Peral, até ao próximo dia 17 de Janeiro.

Após uma pausa para almoço, à tarde, já na Quinta do Peral, na aconchegante Casa do Forno, foram expostos todos os géneros colhidos e com a ajuda dos especialistas convidados, foi possível entrar no mundo maravilhoso dos cogumelos e perceber o que cada um diz, com as suas diferentes cores, cheiros e formas.

Após a sessão de identificação das espécies de cogumelos, seguiu-se uma palestra, onde foram oradores os guias coordenadores do passeio da manhã: Norberto Santos e Ana Frutuoso abordaram a caracterização e a importância ecológica dos cogumelos, enquanto que Gabriel Gonçalves, da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, trouxe o tema do valor económico deste recurso e do seu contributo para o desenvolvimento regional.

O dia terminou saborosamente, com uma Prova de Cogumelos, confeccionados em plena sessão, a abrir o apetite para uma nova jornada micológica, prevista para o próximo Outono, em mais uma “Paisagem ao Domingo”.

A organização, a cargo da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, contou com o apoio de diversas entidades: a Associação ambiental ALMARGEM, a Fundação Manuel Viegas Guerreiro e a Direcção Regional de Florestas do Algarve.

Satisfeita com a grande adesão a esta iniciativa, a autarquia prepara os próximos passeios e deixa um desafio: “Depois de uma semana de rotina, a preto e branco, viva o seu fim-de-semana a cores, em plena natureza, com Paisagens ao Domingo”.

A criação e sinalização de percursos pedestres, recuperando antigos caminhos e valorizando o património rural e natural do concelho constitui um dos importantes eixos do desenvolvimento turístico do município de São Brás de Alportel; e é um dos critérios que está na base da recente adesão ao Movimento Mundial Slowcities.


Nenhum comentário: