quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

FESTA DAS CHOURIÇAS DE QUERENÇA



Gastronomia tradicional em destaque:

FESTA DAS CHOURIÇAS DE QUERENÇA 2009 DECORRE EM AMBIENTE RENOVADO

A 25 de Janeiro, Querença celebra mais uma Festa das Chouriças, um certame que marca as iniciativas gastronómicas na região algarvia, numa organização conjunta da Comissão de Festas da Paróquia e da Junta de Freguesia de Querença, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e Casa do Povo de Querença.

Amplamente conhecida, a Festa das Chouriças, em Honra de São Luis, vai ter lugar no renovado Largo da Igreja de Querença que, após as obras de requalificação no âmbito do programa de revitalização das Aldeias do Algarve, ganhou uma nova imagem, com novos espaços de convívio e lazer, criando ainda melhores condições para receber os visitantes.

A partir das 11h00, os visitantes serão recebidos na aldeia com a deliciosa chouriça assada, acompanhada com pão caseiro e vinho da região. No início da tarde, pelas 14h30, têm inicio as celebrações religiosas com a Missa Solene que é seguida de procissão com a imagem de São Luis. A procissão irá fazer a ligação entre a Igreja de Nossa Senhora da Assunção e a Ermida de Nossa Senhora de Pé da Cruz, percorrendo as principais artérias da aldeia.

Às cerimónias religiosas, segue-se o ponto alto da festa, no Largo da Igreja, com o habitual leilão de chouriças e ofertas. A população oferece uma ou mais chouriças a S. Luís, as quais são consumidas num amplo “buffet” que a Comissão de Festas organiza e as sobrantes são leiloadas, em conjunto com as restantes ofertas, num leilão bastante concorrido e animado.

Esta é uma oportunidade para todos os visitantes provarem esta verdadeira iguaria que são as genuínas chouriças caseiras, acompanhadas de vinho produzido na região, num ambiente festivo e acolhedor.

O leilão termina cerca das 18h30, dando-se, de imediato, lugar a um espectáculo de fogo-de-artifício.

Esta festa tradicional em louvor de S. Luís, santo protector dos animais, é uma das principais atracções turísticas do Concelho de Loulé, que alia a gastronomia a uma forte componente religiosa, em que as tradições do Algarve rural estão bem presentes.

As raízes deste evento remontam a uma época em que, no interior algarvio, as famílias tinham o hábito de criar o seu porco para sustento ao longo do ano. Era igualmente tradição pedir a São Luis, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco, para garantir a alimentação do agregado familiar. Em forma de gratidão as famílias ofereciam ao Santo Protector as melhores chouriças caseiras. A crença diz que em Janeiro é tempo de glorificar o Santo que ajudou na criação dos animais.

Exposição fotográfica e teatro

As principais novidades deste ano do programa de animação da Festa das Chouriças são a realização de uma exposição fotográfica e de um espectáculo de teatro.

A exposição fotográfica de rua será dedicada a uma centenária tradição do interior, tendo como tema “A matança do Porco: Uma Tradição da Serra Algarvia”.

Para encerrar as festividades, pelas 21h00, sobe ao palco do Salão de Festas da Casa do Povo de Querença o Grupo de Teatro da Casa da Cultura de Loulé, para apresentar a peça “€uro Festival da Cançanita Louletana.

Estas iniciativas têm entrada gratuita.


Nenhum comentário: