domingo, 3 de fevereiro de 2008

Praia de Faro: desaparece pescador!


Praia de Faro: Mergulhadores e habitantes procuram pescador desaparecido desde manhã


O corpo de um pescador de 83 anos está desde hoje de manhã a ser procurado na Ria Formosa, na zona Poente da Praia de Faro, por mergulhadores dos bombeiros locais, elementos da Polícia Marítima e habitantes.

Dezenas de residentes na Praia de Faro e curiosos concentraram-se frente à Ria, junto ao local onde cerca das 08:00 foi encontrado virado o barco do pescador, que, segundo familiares, saíra para a pesca três horas antes.

Nove mergulhadores dos Bombeiros Municipais de Faro e elementos dos comandos da Polícia Marítima de Faro e Olhão estão a ser auxiliados nas buscas por habitantes locais, que tentam interceptar o corpo lançando redes de pesca à água.

A caminho do Algarve está uma equipa de mergulhadores da Armada Portuguesa, que deverão juntar-se às buscas que desde hoje de manhã se realizam num perímetro entre a ponte sobre a Praia de Faro e a Praia do Ancão, no lado Poente da iIha.

Apesar de se tratar de uma zona de águas calmas, as buscas podem ser dificultadas pela forte corrente marítima e o corpo pode também ter ficado retido no fundo da ria em alguma rede de pesca, disse à Lusa o comandante da Capitania de Faro.

O homem desaparecido pescava sozinho e sem colete salva-vidas num barco de 3,5 metros de comprimento e motor de oito cavalos, o que leva aquele responsável a apelar ao uso daquele equipamento, o que pode significar a "diferença entre a vida e a morte".

O pescador calçava também botas de cano alto - uma delas tinha sido encontrada às 12:00 -, o que torna mais difícil o salvamento, já que é um peso acrescido.

Segundo disse à Lusa no local o comandante da Capitania de Faro, quando o acidente aconteceu a maré estava a encher, sendo quase certo que, por isso, o corpo se encontre na zona Poente da Ilha de Faro.

Antes que a maré vaze totalmente, as autoridades querem colocar redes debaixo da ponte, de forma a evitar que o corpo se desloque para a zona Nascente, onde a ria se funde com o mar.

Nenhum comentário: