Unidos para fotografar, aprender e divertirem-se...
Tudo começou, como sempre nestas coisas, com um grupo de amigos, que constatou o deserto associativo em que a fotografia “patinava” no Algarve. Mas uma actividade aparentemente tão solitária também se adequa à partilha, tanto em matéria de aprendizagem como de convívio.
Se assim o pensaram melhor o fizeram e, a 8 de Fevereiro nascia, em Assembleia Geral que teve lugar no Clube Farense, em plena baixa de Faro, a única associação de fotógrafos da região, dedicada a todos – profissionais ou amadores, mais ou menos experientes, com simples máquinas compactas ou complexas reflex profissionais – a ALFA (Associação Livre Fotógrafos do Algarve).
“Estamos abertos a todas as pessoas desde que gostem de fotografia e de fotografar, tenham vontade de aprender e partilhar ensinamentos e respeitem as regras da associação”, confirma o presidente da ALFA, Jovino Baptista.
Fotógrafo amador há mais de 30 anos, daqueles que revelava e ampliava em casa, adepto confesso do analógico e do slide até muito tarde, Jovino Baptista, 61 anos, resistiu à mudança, mas acabou por se converter ao digital e até ao retoque de imagem em computador, tendo inúmeras fotografias artísticas publicadas na Internet.
Nem todos assim são: “Há aqui pessoas com um ano de experiência fotográfica e outras que se associaram apenas para aprender com os mais experientes”, enfatiza o presidente da recém-criada associação, já com mais de duas dezenas de membros.
Nesse sentido, promete não tornar elitista o acesso, para mais tratando-se de uma actividade que se popularizou tremendamente nos últimos anos, graças ao advento do digital.
Não basta carregar no botão
Nascida da ideia de alguns participantes num raid fotográfico em Monchique, no passado mês de Outubro, a associação propõe-se aproveitar as qualidades paisagísticas únicas do Algarve para promover passeios fotográficos, pois recusa que a união dos fotógrafos se limite aos cursos ou troca de experiências “em seco”.
No entanto, tem já previsto um curso de iniciação à fotografia, que será dirigido pelo próprio presidente da Associação, para “termos todos um mínimo denominador comum, a ‘basesinha’ de que falava o Eça, que permite depois que cada um cresça à sua maneira e construa o seu próprio caminho”, justifica Jovino Baptista.
O curso será aberto a associados e não associados, com custos de inscrição diferentes, e ocorrerá em dois fins-de-semana – um mais teórico e outro prático, durante um passeio -, no próximo mês de Abril.
“Às vezes há a noção de que, com as facilidades que a fotografia tem hoje em dia, basta o utilizador carregar no botão, que a máquina faz tudo. Ora a verdade é que, de todo, não é assim e a acção do fotógrafo é fundamental para o resultado final, pelo que se torna crucial o domínio dos instrumentos que ele tem à sua disposição”, assinala o fotógrafo para justificar a dinamização do curso.
Na calha já se encontram outros cursos e workshops, mais especializados, mas a partilha vai incluir a construção para muito breve de um site com um fórum anexo, em que associados e não associados poderão pôr as suas dúvidas e experiências, procurar ajuda, comprar e vender material e, já agora, expor as suas fotos.
“O site será a nossa imagem pública e o nosso espaço de partilha, depois da experiência de um blogg que se revelou curto para as nossas ambições”, afirma o presidente da direcção da ALFA, que promete “muito dinamismo” no futuro sítio da Internet, a inaugurar ainda este semestre.
O crescimento da associação, sobretudo para o barlavento, é também um objectivo: “Nascemos de um grupo de pessoas de várias cidades do sotavento, mas somos uma associação regional e queremos crescer também para os lados de Portimão, Lagoa e Lagos, onde há muitos fotógrafos, amadores e profissionais, alguns dos quais têm dado cartas a nível regional e nacional”, aponta o presidente da ALFA.
Os candidatos a associados poderão pedir informações através da caixa de correio: alfa.infor@sapo.pt.
(João Prudêncio)
Nenhum comentário:
Postar um comentário