terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Aviso de Taur Matan Ruak!


O aviso de Taur Matan Ruak

Comandante das forças armadas timorenses espera que as tropas australianas "não sejam um cancro ou uma úlcera"...

O comandante das forças armadas timorenses, brigadeiro-general Taur Matan Ruak, afirmou hoje que as tropas adicionais australianas devem contribuir para a solução e não para agravar os problemas em Timor-Leste.

"Espero que as forças internacionais não sejam um cancro ou uma úlcera", sublinhou o Chefe do Estado-Maior General das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL).
Taur Matan Ruak falava numa conferência de imprensa no quartel-general das F-FDTL, em Tacitolo, arredores de Díli, pouco antes da hora prevista para o desembarque do reforço do contingente australiano em Timor-Leste.
As autoridades de Timor-Leste pediram o reforço das forças de segurança australianas segunda-feira, horas depois da dupla tentativa de assassínio do presidente timorense, José Ramos-Horta, e do primeiro-ministro, Xanana Gusmão.
Na conferência de imprensa, Taur Matan Ruak pediu "uma completa investigação internacional para apuramento de todos os factos trágicos ocorridos, que chocaram o país e que visaram os pilares do Estado democrático timorense".
"Imperioso se torna igualmente a dedução das respectivas responsabilidade inerentes", afirmou. Taur Matan Ruak sublinhou a "disponibilidade completa" das F-FDTL para contribuir para o esclarecimento do que aconteceu durante os ataques contra José Ramos-Horta e Xanana Gusmão.
O brigadeiro-general explicou que as FDTL "são unicamente responsáveis pela segurança do perímetro da residência do Presidente da República".
"As forças responsáveis pela segurança pessoal do Presidente da República são a UNPol (Polícia da ONU) e a PNTL (Polícia Nacional de Timor-Leste)", esclareceu Taur Matan Ruak.

Nenhum comentário: