quinta-feira, 12 de junho de 2008

Vá digam lá se não é mais uma ajudinha...!


Portagens de pontes sobre o Tejo podem aumentar...

As portagens das pontes sobre o Tejo, 25 de Abril e Vasco da Gama, podem aumentar. De acordo com a TSF, a decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias que pretende aumentar o IVA, pago pela Lusoponte, de 5 para 20%.

"O Tribunal conclui declarando que Portugal incumpriu, neste caso, com as obrigações decorrentes da Sexta Directiva, aplicando uma taxa reduzida de cinco por cento quando deveria ter aplicado a taxa normal do IVA às portagens nas travessias do rio Tejo, em Lisboa", segundo a sentença lida que condena Lisboa no pagamento das "despesas" com o processo.

Segundo o Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias, o Estado português não podia aplicar a taxa reduzida de IVA à Lusoponte já que esta é uma empresa privada que não está integrada na Administração Pública, dando assim razão à Comissão Europeia que em 2005 introduziu um processo contra Portugal.

No entanto, Portugal reconhece que a exploração das portagens em causa é realizada por um consórcio de várias empresas, que considera, no entanto, tratar-se de um organismo de direito público, defendendo a necessidade da imposição do IVA a estes serviços para evitar distorções da concorrência com os demais serviços de acesso da margem sul do Tejo.

Segundo a edição de hoje do Jornal de Negócios, se o Tribunal Europeu de Justiça recusar os argumentos portugueses a portagem cobrada aos carros ligeiros subirá 20 cêntimos, na ponte 25 de Abril e 35 cêntimos, na ponte Vasco da Gama.

Nenhum comentário: