quarta-feira, 11 de junho de 2008

Aeroporto da Portela já "secou"...


Aeroporto da Portela já “secou”

O Aeroporto de Lisboa já não tem combustível para abastecer aviões comerciais! Quem o diz é a própria ANA, que confirmou que existe combustível apenas para voos de emergência, de estado e militares.

Estes stocks foram ontem abastecidos através de cerca 20 camiões cisterna, que tiveram de ser escoltados pela GNR. Até ao momento não há registo de qualquer cancelamento de voos devido a esta situação, mas as companhias aéreas estão a ser alertadas, desde a passada segunda-feira, para viajarem até Portugal já abastecidas para que possam realizar a viagem de regresso.

A TAP, no caso de voos de médio curso, os aviões chegam a Portugal já abastecidos a partir do estrangeiro, enquanto os voos de longo curso têm abastecido, sobretudo, no Porto.

"Não estamos a ter capacidade para reabastecer qualquer avião à excepção dos de emergência, militares e de Estado", disse à agência Lusa o porta-voz da ANA, Rui Oliveira, sublinhando não haver até ao momento registo do cancelamento de qualquer voo.

O mesmo responsável da ANA adiantou ainda que "No médio curso a TAP opta por fazer abastecimentos no exterior, no longo curso a avaliação e a escolha dos locais de abastecimento é feita caso a caso", disse à Lusa, Isabel Palma do gabinete de comunicação da TAP.

A responsável apontou o caso de dois voos que partiram hoje de manhã para Brasília e Rio de Janeiro, Brasil, e abasteceram no Porto, apontando ainda o caso de outra ligação com S. Salvador, cujo abastecimento está previsto para o Funchal "por se localizar na sua rota".

Admitindo que esta situação esteja a causar atrasos nas ligações aéreas, a responsável da TAP afirmou, no entanto, que nenhuma ligação foi cancelada até ao momento.

O aeroporto de Lisboa, onde a TAP tem a sua base operacional, é abastecido diariamente por cerca de 60 camiões cisterna, a partir de Aveiras, e tem reservas para três dias.

Na noite de terça-feira, chegaram ao aeroporto apenas 12 camiões cisterna, o que segundo Rui Oliveira deu apenas para repor as reservas. Segundo o porta-voz da ANA, não há quaisquer problemas de abastecimento nos aeroportos do Porto e Faro.

Nenhum comentário: