quarta-feira, 11 de junho de 2008

Milagre...Não vai faltar sardinha no Sto. António!


Mercados de Lisboa:
Não vai faltar sardinha no Santo António

Apesar da greve dos camionistas, a tradicional sardinha para a noite de Santo António está assegurada, segundo Luísa Carvalho, dirigente da Associação dos Comerciantes nos Mercados de Lisboa. Mas a continuar a paralisação, a partir de sexta-feira poderá começar a haver problemas no abastecimento deste peixe

Hoje já não há dourada fresca da Grécia e salmão da Noruega, mas a sardinha que está nas praças lisboetas é suficiente para a procura habitual na noite de Santo António, garante a representante dos comerciantes dos mercados de Lisboa.

Luísa Carvalho explica que muitos dos comerciantes têm usado veículos pequenos que «não dão tanto nas vistas» e alguns até têm ido ao Algarve abastecer-se de peixe.

Na semana passada, com a greve dos pescadores, contudo, a sardinha que se via nas bancas era quase toda congelada, segundo a responsável. Hoje há sardinha fresca e amanhã também ainda deverá haver. «O problema é na sexta-feira», adianta a dirigente em relação ao pescado.
Mas no que concerne as hortofrutícolas, as faltas de abastecimento poderão fazer sentir-se já amanhã: «Não sabemos o que vai acontecer».

A sardinha fresca de boa qualidade e nacional está a seis euros o quilo nas praças. Mas nos hipermercados continente encontra-se sardinha fresca a 2,50 e nos do grupo Auchan a 1,98. Já a congelada na praça custa três euros o quilo.

«A sardinha já esteve a estes preços em tempos sem crise», assegura Luísa Carvalho, sustentando que este peixe não está especialmente caro.

Nenhum comentário: