EXECUTIVO APRESENTA TRÊS PROJECTOS PARA O FUTURO DE LOULÉ NO 20º ANIVERSÁRIO DA CIDADE
No âmbito das celebrações do 20º Aniversário de Elevação de Loulé a Cidade, o executivo municipal apresentou, no átrio do Cine-Teatro Louletano, três projectos municipais decisivos para o futuro da sede do Concelho: a remodelação do Cine-Teatro Louletano, a reabilitação do Parque Municipal e a ligação Loulé-Faro.
Edifício emblemático da cidade e uma das principais casas de espectáculos da região, o Cine-Teatro Louletano vai sofrer uma remodelação profunda que, ao que tudo indica, arrancará no final do mês de Março e estará concluída num prazo de ano e meio. Este investimento de 3,345 milhões de euros tem como objectivo transformar este edifício da década de 20 do século XX numa infra-estrutura com toda a segurança e conforto, mantendo as actuais valências mas numa perspectiva mais moderna e actual, voltada para o futuro.
No entanto, o “novo” Cine-Teatro será mais vocacionado para os concertos ao vivo e espectáculos de teatro e dança, já que vão a autarquia pretende encontrar um novo espaço para a sétima arte, adaptado às exigências acústicas do cinema.
O palco será integralmente remodelado, assim como a plateia e os balcões que passarão a ter uma nova disposição, totalizando uma lotação de 370 lugares sentados. As condições de segurança, aliadas às novas técnicas e equipamentos cénicos serão pontos determinantes nesta intervenção.
Do ponto de vista arquitectónico, o Cine-Teatro vai manter a traça original tão típica de alguns edifícios da Avenida José da Costa Mealha, nomeadamente ao nível da fachada e da cobertura, permanecendo intacta toda a carga histórica do edifício.
Actividades radicais no Skate Parque
Tornar o principal “pulmão” da cidade num local atractivo para a população, num espaço destinado à prática desportiva ou ao puro lazer, são as principais bases da proposta da Divisão de Estudos e Projectos da Autarquia com vista à Reabilitação do Parque Municipal.
A obra vai compreender duas fases que estão dependentes da futura Circular de Loulé. Assim, numa primeira fase será recuperada toda a área actualmente existente como parque e, numa segunda fase, pretende-se fazer a sua ampliação até à antiga zona do Bairro de Santa Luzia.
A criação de um Skate Parque é uma das mais importantes valências do projecto. Este equipamento desenvolver-se-á em terrenos de cedência do loteamento adjacente, localizando-se oportunamente junto à Escola Secundária, na zona central nascente do Parque.
Vão existir três plataformas que visam separar os utilizadores pela sua capacidade técnica: iniciados, zona de saltos com dificuldade média e uma “pool” com obstáculos para quem domina estas modalidades radicais.
Pretende-se que este Skate Parque seja complementar aos que existem actualmente no Algarve, servindo como pólo de atracção dos praticantes dos desportos radicais de vários pontos da região.
Também no que diz respeito às actividades desportivas, será criado um Mini Golfe junto ao anfiteatro, composto por um percurso de 18 buracos, o que permitirá a competição.
A criação de um lago na zona norte, na futura área de expansão, vai ter uma dupla função: a sua dimensão (
Junto a este lago, pretende-se igualmente criar um parque infantil de grandes dimensões e equipamentos particularmente atractivos e um bar/esplanada.
O parque infantil que existe actualmente será deslocado para perto do edifício que serve de ATL às crianças da Associação EXISTIR. Pretende-se retirar este equipamento para uma zona mais protegida. No futuro, o desaparecimento do ALT poderá originar um edifício de apoio às actividades das crianças, com a presença de animadores e até de uma biblioteca infantil.
O edifício da antiga Quinta do Pombal será recuperado e adaptado a uma “Casa da Cultura”, permitindo criar um pólo dinamizador a sul do Parque
A redefinição da rede de caminhos, a criação de estacionamento junto aos principais equipamentos, a remodelação de infra-estruturas (rede de esgotos, água, electricidade e telecomunicações), o ajardinamento de todo o Parque, a colocação de um sistema de rega automático que abrangerá o Campo de Râguebi e a colocação de mobiliário urbano, incluindo aparelhos desportivos/parque geriátrico são outras das intervenções previstas.
Esta obra tem um custo avaliado em 3 milhões de euros. O projecto vai estar concluído no próximo mês de Abril, prevendo-se que a obra arranque em 2009. O prazo de execução é de um ano.
Ligação Loulé-Faro em duas fases
Uma das mais aguardadas obras de rede viária em todo o Concelho de Loulé é, sem dúvida, uma nova ligação entre a sede de Concelho e o Parque das Cidades, Aeroporto de Faro e cidade de Faro. Este foi também um dos projectos apresentados pelos responsáveis da Câmara Municipal de Loulé na passada sexta-feira.
Trata-se de uma obra que será executada em duas fases. Um primeiro momento vai corresponder à reabilitação urbana na zona da Goncinha e Alfarrobeira da EN 125-4, com criação de parques de estacionamento e passeios pedonais. Esta primeira fase contempla ainda a repavimentação de toda a via e a construção de quatro faixas até ao cruzamento para Santa Bárbara de Nexe, num total de intervenção de
Quanto à segunda fase – aproximadamente
A primeira fase da empreitada tem um custo de 3,5 milhões de euros e deverá arrancar em Setembro/Outubro, estando prevista a sua conclusão para o início do Verão de 2009. Quanto à segunda fase, o investimento é de 4,5 milhões de euros e o seu avanço está dependente do estudo de Impacto Ambiental. De acordo com o executivo, se tudo correr bem, dentro de 6 meses o Estudo estará concluído e, tendo em conta que o prazo para a obra é de um ano, no final de
Nenhum comentário:
Postar um comentário