segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

TV pede libertação de jornalista que agrediu Bush...


O canal de televisão Al-Baghdadia, com sede no Cairo, pediu hoje às autoridades iraquianas a libertação do jornalista Muntazer al-Zaidi, que foi detido no domingo após atirar os sapatos contra o presidente dos EUA, George W. Bush, durante uma conferência de imprensa em Bagdad.


«A direcção do canal Al-Baghdadia exige às autoridades a libertação imediata de Zaidi, de acordo com a linha de liberdade de expressão e democracia prometida pelo novo regime iraquiano», indicou o canal num comunicado lido hoje frente às câmaras.

O apresentador acrescentou que a «Al-Baghdadia considera as autoridades norte-americanas e iraquianas responsáveis por qualquer medida contra Zaidi, que, caso seja adoptada, será uma lembrança da conduta seguida durante a era do ditador (Saddam Hussein) caracterizada pela violência, as detenções indiscriminadas e as valas comuns».

O canal pediu aos meios de comunicação árabes e internacionais para mostrarem solidariedade para com o jornalista iraquiano.

Zaidi, de 27 anos, atirou os seus sapatos contra Bush durante uma conferência de imprensa conjunta oferecida pelo presidente dos EUA juntamente com o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, após a ratificação de um acordo de segurança bilateral que estipula a retirada das tropas norte-americanas do Iraque até 2012.

Antes de lançar os dois sapatos - Bush conseguiu desviar-se de um e o outro errou o alvo -, o repórter gritou: «Este é o beijo de despedida, cão».

Após o incidente, os guardas de segurança detiveram o agressor e levaram-no da sala.

Nenhum comentário: