segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Luz vinda da Igreja da Natividade e Belém é recebida por 25 países


Luz vinda da Igreja da Natividade e Belém é recebida por 25 países

ALBUFEIRA DISTRIBUI LUZ DA PAZ POR 16 FREGUESIAS ALGARVIAS

Albufeira recebeu, pelo terceiro ano consecutivo, a Luz da Paz, símbolo da pacificação e irmandade entre povos representada por uma chama proveniente da Igreja da Natividade, em Belém, no dia 13 de Dezembro, na Igreja Matriz.

A cerimónia contou com a presença do presidente da autarquia, cônsul da Áustria, e o cónego José Rosa Simão, tendo na assistência, além de membros do executivo camarário, 16 agrupamentos de escuteiros da região algarvia, entre diversas individualidades.

A Luz que representa a paz entre os indivíduos foi entregue à cidade de Albufeira em 2005, tendo o município, desde então, acolhido o evento, nesta quadra festiva. “Quando abordado e convidado para estar presente em 2005 na Catedral de Viena, não imaginava a atingisse esta dimensão. Esta Luz da Paz aproxima dois povos, solidificando valores de amizade e solidariedade”, referiu Desidério Silva, presidente da Câmara de Albufeira.

Esta é uma tradição iniciada há cerca de 20 anos, por uma televisão austríaca, que resolveu convidar uma criança que se tivesse destacado por algum feito humanitário a fim de acender uma lamparina no local de nascimento de Jesus Cristo. “Um símbolo que Albufeira acolheu e que para o consulado representa um encontro de Paz para Portugal, a Áustria e o mundo nesta época de Natal”, salientou Eduardo Vieira, cônsul da Áustria.

A chama vai estar no concelho até ao dia 6 de Janeiro, Dia de Reis, no primeiro andar dos Paços do Concelho para que todos quantos queiram possam acender uma vela pela Paz, numa iniciativa que conta já com a participação de cerca de 25 países.


Nenhum comentário: