segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Falta de pontaria... que pena!


Bush brinca com episódio de sapatos voadores em Bagdade…

Depois de afirmar que foi um dos episódios mais "bizarros" da sua presidência, George W. Bush comentou com bom humor o momento em que teve de se desviar dos sapatos lançados na sua direcção por um jornalista iraquiano.

"Não sei o que o homem disse, só vi o sapato dele", brincou George W. Bush.

Os sapatos pertenciam a um jornalista de um canal de televisão iraquiano, Mountazer al-Zaidi, que interrompeu, brutalmente, uma entrevista à imprensa do presidente americano e do primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki.

"Foi o beijo do adeus, seu cão", gritou o jornalista, lançando os seus sapatos contra o presidente americano , antes de ser retirado à força pelos serviços de segurança iraquianos e americanos. Ele ainda gritou contra George W. Bush: "O senhor é responsável pela morte de milhares de iraquianos".

Bush baixou a cabeça e desviou-se do primeiro sapato, que atingiu as bandeiras americana e iraquiana colocadas atrás dos dois presidentes. O segundo sapato passou longe. As imagens do incidente deram volta ao mundo.

Na cultura árabe, ser chamado de "cão" é um grave insulto e os sapatos são um instrumento de desprezo. Em 2003, os iraquianos atacaram da mesma forma a estátua de Saddam Hussein: com sapatadas.

O episódio de domingo revela a hostilidade persistente contra George W. Bush mais de cinco anos depois da invasão do Iraque e do fim do regime de Saddam Hussein.

"Isto não me chateia. Se vocês quiserem factos concretos o sapato era de tamanho 10 (42 no sistema americano)", brincou George W. Bush, minimizando o ocorrido. "Não sei que causa ele defendia. Não me senti de forma alguma ameaçado", declarou.

O presidente americano deslocou-se, em seguida, para o Afeganistão e durante o voo afirmou aos jornalistas que o acompanhavam que o incidente lhe lembrou a cerimónia de recepção do presidente chinês, Hu Jintao, em frente à Casa Branca.

"Foi apenas um momento bizarro, mas já vivi outros momentos bizarros durante a minha presidência. Eu lembro-me quando Hu Jintao nos visitou. Ele estava a falar e, de repente, ouvi um barulho. Não tinha a mínima ideia do que estava a acontecer mas a mulher do Falungong gritava com toda a sua força. Foi um momento estranho", recordou.

George W. Bush chegou a Cabul na manhã de segunda-feira e, durante uma conferência de imprensa ao lado do seu colega Hamid Karzaï, os jornalistas presentes perguntavam: "Será que vamos ver mais alguns sapatos a voar aqui também"?.

Não foi o que aconteceu mas um jornalista afegão chegou a incentivar um dos seus colegas da televisão: "Por que é que não fazes isso agora. Vá, faz isso!". Mas nada aconteceu.

Enquanto isso, no Iraque, o canal de televisão Al-Bagdadia pediu às autoridades iraquianas que libertassem Mountazer al-Zaidi, "em nome da democracia e da liberdade de expressão que o novo regime e as autoridades americanas prometeram ao povo iraquiano".

mas que pena... a falta de pontaria do colega!!!

Nenhum comentário: