Universidade do Algarve homenageia Teresa Júdice Gamito
Quinta-feira, 17 de Abril, às 17:00 no Campus de Gambelas
A Universidade do Algarve realiza uma homenagem à memória da Prof.ª Doutora Maria Teresa Júdice Gamito, no próximo dia 17 de Abril. A cerimónia decorrerá pelas 17h00, no Anfiteatro Azul, Campus de Gambelas.
O programa incluirá o descerramento de uma lápide, atribuindo o nome de Teresa Gamito ao Anfiteatro Azul e o lançamento de dois livros, uma edição póstuma O Algarve e o Magreb e uma de homenagem Sic memorat - Estudos em Homenagem a Teresa Júdice Gamito, com organização de João Pedro Bernardes.
Recorde-se que a professora catedrática da Universidade do Algarve faleceu inesperadamente no dia 17 de Abril de 2006, em Teerão, onde se encontrava, integrada numa expedição científica.
Teresa Gamito nasceu a 31 de Julho de 1936, em Faro. Licenciada em Filologia Germânica, Master em Philosophy e Doutorada em Pré-história e Arqueologia, a professora Teresa Gamito esteve associada à Universidade do Algarve praticamente desde a sua fundação. Aqui desenvolveu os estudos em Arqueologia, dinamizando desde a primeira hora a área das ciências humanas e sociais, através da criação dos primeiros cursos livres de Arqueologia e das primeiras licenciaturas em Línguas e Literaturas Modernas.
Os seus interesses científicos inseriam-se nas áreas da cultura, da tecnologia, na vida e na magia da região mediterrânica, berço de civilizações que Teresa Gamito não se cansou de estudar, de promover e de valorizar. No Algarve, Teresa Gamito foi a responsável por algumas das principais escavações arqueológicas que permitiram conhecer com maior detalhe o nível de organização social e a forma de exploração dos recursos dos povos que por aqui passaram, que por aqui viveram e que por aqui deixaram raízes que ainda condicionam a nossa vida colectiva.
A professora Teresa Gamito era uma apaixonada deste complexo civilizacional do Mediterrâneo e abraçava cada nova missão com um entusiasmo tal que parecia que iniciava sempre um novo ciclo na sua vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário