Literatura:
Criador de James Bond concebeu plano para capturar código secreto nazi…
Ian Fleming, o criador da personagem de James Bond, concebeu em 1940 um imaginativo plano para se apoderar do código secreto da Marinha de Guerra nazi
Os encarregados de decifrar o código tinham chegado à conclusão de que não o conseguiriam sem obter as tabelas de conversão do inimigo.
Fleming, que trabalhava então na espionagem militar, teve a ideia de utilizar um bombardeiro capturado à Luftwaffe (Força aérea alemã) e fingir que o mesmo tinha caído ao mar, informou o jornal The Times.
A ideia era atrair uma das embarcações alemãs dedicadas ao resgate de pilotos de aviões abatidos sobre o Canal da Mancha, capturar os seus ocupantes e arrancar-lhes o código secreto.
O piloto do bombardeiro, especificava o futuro romancista, tinha de ser solteiro e bom nadador.
Os superiores hierárquicos de Fleming consideraram o plano «muito engenhoso» e ordenaram que se disponibilizasse, para o levar a cabo, um bombardeiro tipo Heinkel H 111 e uniformes alemães.
Fleming formou a equipa encarregada da missão e levou-a para Dover, na costa do Canal da Mancha, mas o plano acabarei por ser abandonado.
O escritor concebeu também planos como o de afundar barcas carregadas de cimento no Danúbio para bloquear a navegação alemã nessa importante via e o de falsificar marcos para criar ao Reich uma crise económica.
Alguns destes planos foram tornados públicos por motivo da exposição que o Museu Imperial da Guerra, em Londres, dedica a partir do dia 17 e até Março do próximo ano ao autor de Casino Royale, assinalando o centenário do seu nascimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário