terça-feira, 15 de abril de 2008

Portimão: Festival Aéreo 2008


Festival Aéreo 2008

Ases dos ares conquistam céus de Portimão

Uma “chuva” de pára-quedistas marca a abertura do Portimão Air Festival – o primeiro Festival Aéreo do Algarve, que, de 25 a 27 de Abril, promete “altas e velozes emoções” e momentos únicos de entretenimento para toda a família.

Durante três dias, os céus de Portimão, junto à zona ribeirinha, vão ser o cenário privilegiado de exibições acrobáticas e performances aéreas de cortar a respiração, executadas por conceituados ases dos ares portugueses e estrangeiros.


Este é um festival ímpar, com divertimentos e participações inéditas, como a da patrulha francesa de acrobacia aérea “Breitling Jet Team”, a única patrulha civil do mundo com aviões a jacto e os voos dos campeões do mundo de acrobacia aérea: o espanhol Ramón Alonso e a russa Sveltana Kapanina.


De 25 a 27, entre as 15h00 e as 18h00, descolarão do Aeródromo de Alvor um sem número de surpreendentes e belos “objectos voadores” como a patrulha “Team Guinot”, da Aerosuperbatics, equipada com dois Boeing Stearman, e duas bailarinas aéreas Wingwalking, os “Smokewings” – patrulha portuguesa com dois Yak 52 e a G-Flight, equipa portuguesa com o seu Extra 300, a elegância dos aviões a hélice. De ficar mesmo com as “cabeças no ar”…


A patrulha militar “Rotores de Portugal” vai estar também presente com o som imponente e os voos sinuosos de três helicópteros Alouette III. E não estará sozinha. Haverá ainda exibições da esquadrilha de helicópteros da Armada com um Lynx e uma demonstração de procedimentos de busca e salvamento (SAR) com a participação do helicóptero EH-101 Merlin.


Em terra, a zona ribeirinha de Portimão transformar-se-á numa “aldeia aeronáutica”, onde todos, quantos assim o desejem, poderão pilotar um avião nos simuladores de voo e experimentar no túnel de vento – é mesmo arrepiante! - a sensação de queda livre. Para os mais arrojados que nunca subiram aos céus, estão programados baptismos de voo. Os radicais mais moderados podem experimentar a torre de escalada e rappel e as crianças divertir-se numa área específica de insufláveis.


A pista de aeromodelismo é dinamizada pelo apresentador de TV Júlio Isidro, um confesso amante desta modalidade, com dicas preciosas sobre a iniciação a esta prática e a construção de modelos.


Haverá, também, uma área de exposição onde poderão ser visitados vários stands de aeroclubes, de escolas de pilotagem, de transporte aéreo local, e de empresas de comercialização de produtos de aviação.

Os amantes pela fotografia podem “voar” pela exposição de Luís Neves, um repórter freelancer apaixonado pela aviação.

Nenhum comentário: