quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Dia Mundial do Doente

Dia Mundial do Doente

Será celebrada em Fátima uma Eucaristia pelos doentes

No próximo dia 11 de Fevereiro, aniversário da aparição de Nossa Senhora em Lourdes, França, a Igreja Católica celebra do Dia Mundial do Doente.

No Santuário de Fátima, por iniciativa do Centro Voluntários do Sofrimento e do Serviço Diocesano de Pastoral da Saúde, será celebrada, às 15h30, na Capelinha das Aparições, a Eucaristia pelos doentes.

Na mensagem para este Dia Mundial, o bispo D. Carlos Azevedo, presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Social recorda que o lema para este Dia – “O Doente no Centro da Comunidade Cristã” – procura “valorizar a necessidade de uma viva consciência comunitária atenta aos doentes”.

“Viver o dia 11 de Fevereiro com responsabilidade implicará rever as formas de presença da comunidade junto das pessoas doentes”, afirma D. Carlos Azevedo que acrescenta que “qualquer pequeno passo positivo será sinal efectivo do amor de Deus por quem sofre. Operacionalizar o dom espiritual da consolação é tarefa exigente para todas as comunidades cristãs”.

O Centro Voluntários do Sofrimento, também com casa em Fátima sob a designação ‘Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto’, teve, como primeiro núcleo, a Liga Sacerdotal Mariana, fundada em 1943, em Roma, Itália, por iniciativa de Mons. Luigi Novarese que quis desta forma corresponder àquilo que a Virgem tinha pedido nas aparições em Lourdes e em Fátima.



Nenhum comentário: