Guantánamo:
Portugal confirmado como escala de aviões da CIA
Portugal confirmado como escala de aviões da CIA
De Julho de 2005 até Dezembro de 2007, passaram por Portugal 56 voos que seguiram caminho ou vinham da polémica base norte-americana de Guantánamo.
Segundo avança a edição desta sexta-feira do Jornal de Notícias, a confirmação foi recebida na semana passada, no Parlamento, pelo deputado comunista Jorge Machado, através de uma listagem que lhe foi remetida pelo Ministério das Obras Públicas - responsável pelo controlo do tráfego aéreo nacional.
Tendo em conta os últimos voos dessa lista, datados de 28 de Dezembro de 2007, «a única conclusão possível é que subsiste a utilização do espaço aéreo português sem qualquer tipo de controlo», disse Jorge Machado ao JN.
A lista oficial, a primeira que chega ao Parlamento português, quase dois anos após o início da polémica, parece confirmar alguns dados denunciados pelos deputados do PCP, mas também por eurodeputados como a socialista Ana Gomes.
Primeiro, que a esmagadora maioria dos voos em causa são militares - assim o refere a nota do Ministério das Obras Públicas, justificando com isso a ausência de controlo da carga, passageiros e missão de cada um desses voos.
Depois, confirma ainda a passagem, nesse período, de cinco aviões pela base das Lajes e de um outro, civil, por Santa Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário