Mais do que um Percurso, uma História
Sabia que na Serra do Caldeirão é extraída a melhor cortiça do mundo? Que Portugal é o principal exportador mundial e que, para além de fornecer rolhas aos melhores vinhos e champanhes e de ter uma crescente presença na moda, a cortiça é utilizada nas naves espaciais da NASA?
Em torno desta matéria-prima de características únicas,
Como o próprio nome indica, “
A cortiça será o tema central do percurso, mas também é dada atenção aos outros elementos identitários da região, como a história, a gastronomia, o artesanato e a natureza. Por isso, outros locais de visita obrigatória são o Museu do Trajo (situado
A cortiça é o fio condutor desta viagem marcada por seis temas fortes – Património, Natureza, Vida Rural, Tradição, Inovação e Conhecimento – tantos quantos os pólos que estruturam os itinerários a percorrer.
A Rota dispõe de cinco itinerários diferentes, adequados à idade e ao gosto de cada um dos visitantes. Os mais novos aventuram-se em actividades desportivas radicais. Os mais crescidos vão gostar de ver os inúmeros objectos em que a casca do sobreiro pode ser transformada. Para os seniores, sugerimos a calma do sobreiral e a beleza das aldeias típicas da serra e do barrocal.
Além dos itinerários propostos, a Rota organiza visitas à medida dos interesses e preferências dos grupos.
Há toda uma vida que se constrói à volta da cortiça. Um mundo repleto de histórias, de pessoas, lugares e modos de vida. A Rota não é apenas um percurso para visitar, é uma história, para escrever e para contar!
Dê uma espreitadela à
Para informações detalhadas sobre
Nenhum comentário:
Postar um comentário